Câmara concede Tribuna Livre para membro da comissão de implantação de cursos superiores no município
29 de novembro de 2005
A Câmara Municipal de Jales, através da presidência, cedeu Tribuna Livre ao professor doutor Domingos de Freitas Filho, um dos integrantes da comissão de estudos para a implantação de cursos superiores públicos em Jales, na sessão da última segunda-feira, dia 28.
Durante cerca de 30 minutos, ele fez um relato dos trabalhos iniciados a partir da divulgação, em agosto, de um relatório da região, centrado na educação, envolvendo 67 municípios, com dados sócio-econômicos onde fica evidente a posição de Jales como pólo regional.
Domingos destacou a importância do 1o. Seminário de Ensino Superior, realizado no dia quatro de outubro, quando professores e profissionais traçaram o perfil de 18 cursos superiores que podem ser implantados no município.
Nesse seminário foi anunciada a realização de uma pesquisa entre estudantes de segundo grau de escolas públicas e particulares. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 25 de outubro e ouviu 1.348 alunos, sendo 632 homens e 716 mulheres, representando cerca de 15% de um total de 9.385 alunos matriculados em 45 escolas de 25 municípios da região.
Os resultados dessa pesquisa foram apresentados formalmente, junto com um relatório final, na semana passada, durante reunião no gabinete do prefeito Humberto Parini. É esse relatório que deverá ser encaminhado às universidades públicas, como a Universidade Federal de São Carlos, Fatec e Unesp.
Domingos destacou ainda que este é um projeto de longo prazo que só terá êxito se houver uma ampla mobilização da Câmara e da comunidade regional. ?A responsabilidade é de todos e não apenas da Prefeitura de Jales?, disse da tribuna.
A lista dos dez cursos considerados mais adequados para Jales inclui Agronomia, Comércio Exterior, Engenharia de Pesca (Aqüicultura), Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Medicina, Terapia Ocupacional e Zootecnia.