• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
sexta, 17 de janeiro de 2025
Jales pode ter pólo da Universidade Aberta
16 de dezembro de 2005


Vereadores integram comitiva até a Ufscar

A possibilidade de implantação em Jales de um pólo da Universidade Aberta, que está sendo lançada pelo Governo Lula, poderá ser o primeiro passo para a futura instalação de um campus da Universidade Federal ou de um campus avançado da Universidade Federal de São Carlos.

A inclusão de Jales nos cursos da Universidade Aberta foi sugerida pelo reitor da Ufscar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, que na última segunda-feira recebeu, em seu gabinete, o relatório com os estudos, pesquisa e o diagnóstico ?Perfil Básico do Município de Jales e Região?, com dados sócio-econômicos, educacionais e da saúde, além de um DVD com um resumo do Seminário sobre Ensino Superior, realizado no dia quatro de outubro.

O reitor lembrou que o governo está preocupado com a expansão da Universidade Federal em todo o país e com o lançamento da Universidade Aberta, com o apoio das federais. Ele acredita que o diagnóstico regional e a representatividade do município, como a formada pela comitiva que foi a São Carlos deverá contribuir para a instalação desse pólo no município.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Carlos e ex-reitor da Ufscar, Newton Lima Neto. Ele destacou a importância da mobilização do prefeito licenciado, Humberto Parini, junto com o prefeito em exercício, Clóvis Viola, a Câmara e outros segmentos da comunidade, na busca de cursos superiores públicos.

Newton lembrou que este é um bom momento para se pleitear esses cursos, principalmente em nível federal, pois o governo procura desenvolver o ensino superior em todo o país e no Estado de São Paulo, onde já criou uma universidade nova e vários cursos e agora está implantando o ensino superior à distância, com a Universidade Aberta, como já existe em outros países.

Parini considerou o encontro em São Carlos um marco histórico na luta pelo desenvolvimento da educação e principalmente pela implantação de cursos superiores públicos no município. Ele sabe das dificuldades para a criação, a curto prazo, de uma Universidade Federal em Jales ou mesmo para a extensão dos cursos da Ufscar, mas considera muito importante o apoio recebido para a criação do pólo da Universidade Aberta no município. Parini informou que já está iniciando os contatos em Brasília, com essa finalidade.

Essa possibilidade de instalação da Universidade Aberta em Jales também foi destacada pelo prefeito em exercício, Clóvis Viola, que considera essa nova luta um grande avanço, como resultado da presença da comitiva jalesense em São Carlos. ?Sem essa audiência, com certeza, teríamos mais dificuldades no encaminhamento dessa reivindicação em Brasília?, disse.



Além do prefeito licenciado e do prefeito em exercício, a reunião com o reitor contou com a presença do presidente da Câmara, Gilberto Alexandre de Moraes, do presidente eleito, Rivelino Rodrigues, dos vereadores Luis Especiato e Jediel Zacarias, do presidente da Associação Comercial e Industrial, Alexandre Rensi, do empresário Antonio Cruz, do secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques, do representante da OAB, Carlos Alberto Brito Neto, do representante da comissão técnica da equipe de trabalho responsável pela elaboração do relatório, Alexandre Periotto e do assessor de comunicação, Luiz Ramires.

A comissão de estudos para implantação de cursos superiores públicos em Jales é formada pelos professores Élida Maria Barison, secretária municipal de Educação, Hamilton Rodrigues, secretário de Saúde, Nilton Aparecido Marques de Oliveira, secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e pelos professores doutores Altino Machado dos Anjos Júnior e Domingos de Freitas Filho. A comissão técnica é formada por Alexandre Caetano Periotto, Clóvis Cláudio Machado, Patrícia Albarelo Ribeiro, Robson Adriano Bochi e Tadeu Calvoso Paulon.

-Ver mais fotos no Link Eventos-