Riva Rodrigues faz balanço do 1º semestre do trabalho Legislativo
25 de julho de 2006
Neste primeiro semestre, a Câmara de Vereadores de Jales realizou 15 sessões ordinárias e 06 sessões extraordinárias, com início dos trabalhos já em janeiro de 2006, dando demonstração à nossa população que cada um dos parlamentares eleitos pelo nosso povo está cumprindo com sua obrigação e dedicando-se todos os dias às causas do crescimento e do desenvolvimento de nosso município.
Foram 303 indicações, 82 requerimentos e 24 moções de autoria dos Senhores Vereadores, totalizando 409 proposituras apresentadas nas sessões ordinárias no período de fevereiro a junho de 2006, o que traz uma média de mais de 27 trabalhos por sessão ordinária, ou seja, é uma média histórica para Jales que mesmo em outras épocas quando o número de Vereadores era maior, os números eram muito inferiores.
Mais um indicador importante são os projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que somaram 98, sendo que desses, 87 foram aprovados, 06 foram devolvidos ao Poder Executivo, 01 arquivado e apenas 04 rejeitados, demonstrando também que a necessidade de estudo em cada um dos projetos foi grande e cada Vereador fez sua parte.
Os Vereadores da Casa também elaboraram e apresentaram muitos projetos de Lei, totalizando 33 o que mostra uma média de mais de 2 projetos por sessão ordinária, elevando ainda mais o histórico da Câmara Municipal de Jales, que em nenhuma outra época produziu tantas Leis visando o bem comum de nossos cidadãos.
Temos que destacar também a atuação dos Vereadores na conquista de emendas orçamentárias para Jales, nas esferas Estadual e Federal, fato que também se diferencia dos períodos anteriores, já que os números mostram com clareza o trabalho sério dos Parlamentares eleitos para o mandato 2005-2008.
Podemos citar o empenho junto a Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores da República neste ano de 2006, que resultaram nas seguintes conquistas; Galeria do Jardim São Gabriel, Pavimentação da Rua Minas Gerais, Pavimentação de parte do Jardim Santo Expedito (em execução), recapeamento de diversas ruas nos bairros periféricos (em execução), aquisição de equipamentos para resfriamento de leite e patrulha mecanizada, reforma de salas de vacinação dos Postos do PSF (em execução), construção do PSF do Jardim Arapuã (em execução), um trator para a Secretaria de Agricultura (em fase de aquisição), duas unidades móveis de saúde já entregues e sendo utilizadas, verba para aquisição de equipamentos para a Fundação Masaru Kitayama já liberada, construção de ponte no bairro Ribeirão Lagoa (em fase de licitação) e pavimentação asfáltica do conjunto Neuzia Stellutti, que somados os valores passam da casa de R$ 1,5 milhão de reais.
Outro ponto de destaque foi a parceria firmada entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Misericórdia de Jales, que possibilitará a reforma da portaria principal de nossa casa de saúde da Avenida João Amadeu, a adequação de entrada de atendimentos de urgência e emergência pela Rua Três, a construção de um local para cultos ecumênicos e a construção de espaço adequado para os familiares dos pacientes internados pelo SUS aguardarem os horários de visita, com sanitários, bancos de espera com cobertura e bebedouros. Importante lembrar que no início deste mês, após o encerramento do 1º semestre, a Câmara de Vereadores já fez a devolução de R$ 30 mil reais, como parte do acordo para proporcionar tais reformas na nossa Santa Casa.
Com relação ao corpo administrativo da Casa, foi realizado um concurso público nesse 1º semestre, com a finalidade de contratar mais um colaborador para a Câmara Municipal de Jales. Dentro dos trâmites da legislação vigente e imperado pela clareza e lisura, o quadro foi reforçado por aquele candidato que melhor se preparou e desde o dia 30 de junho, assumiu seu posto.
Temos que lembrar do trabalho positivo de todos os Vereadores nas conquistas da FATEC e na Universidade Federal Aberta, que demonstram o interesse e a preocupação do Parlamento Jalesense com a educação, oferecida de forma gratuita ao nosso povo e com qualidade comprovada.
Finalmente, temos a convicção de que cada uma das tarefas executadas pelos Senhores Vereadores e pela equipe administrativa da Casa de Leis de Jales teve como princípio a ética e a moralidade, respeitando o cidadão e buscando o desenvolvimento de nossa comunidade como um todo.