FATEC poderá ser instalada já em 2006
01 de julho de 2005
A Faculdade de Tecnologia poderá iniciar suas atividades em Jales, já no próximo ano, com pelo menos dois cursos, sendo um de gestão e outro de informática. Foi o que afirmou o secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, Lourival Mônaco, que esteve em Jales, quinta-feira, pela manhã, para um encontro na Escola Técnica Agrícola, depois de uma reunião, na Prefeitura, com o prefeito Humberto Parini, o presidente da Câmara Gilberto Alexandre de Moraes, vereadores e com lideranças políticas, empresariais e da área de educação.
A proposta de instalação da Fatec de Jales, de autoria do deputado Edson Gomes (PFL), foi aprovada na última terça-feira, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Mônaco também esteve na E E ?Carlos de Arnaldo Silva? e no ?CAIC?, locais que poderão abrigar a Fatec e disse que não vê problema na questão das instalações da faculdade que deverão passar apenas por algumas adaptações. Ele só não esteve no prédio do Cefam que também poderá ser uma das alternativas para o funcionamento da mesma.
Questionado sobre o prazo, considerado curto para o funcionamento de uma faculdade como esta, ele observou que ?a operação tem que ser agora, para poder fazer. Isso vai depender do andamento de todas as partes, mas o desejo nosso é que se faça logo o vestibular, para que esses cursos possam ser iniciados no começo do ano que vem?. Ele explicou que os cursos de gestão e de informática são os de maior demanda e por isso serão implantados de imediato, mas outros deverão ser instalados na seqüência, como os da área de alimentos, que têm um custo maior e dependem de mais estrutura, como laboratório e outras dependências.
Mônaco destacou que a mobilização da comunidade, como viu em Jales, no gabinete do prefeito, é o que o Governo do Estado deseja para a instalação de escolas técnicas e de faculdades de tecnologia. Ele explicou que a movimentação tem que ser de toda a sociedade, pois a escola não vai atender a demanda da juventude por espaço de qualificação profissional, se não houver o envolvimento de todos. ?Não adianta, por exemplo, treinar gente na área técnica e tecnológica, se as nossas empresas não aceitarem o estagiário para ele aprender trabalhar?, disse. Mônaco também destacou a importância da parceria feita com a prefeitura, com o envolvimento do prefeito Parini, para atender as necessidades de espaço físico para abrigar a Fatec, com apoio financeiro para fazer as adaptações que forem necessárias.
A visita a Jales contou ainda com Júlio Pompei, do gabinete do secretário João Carlos de Souza Meirelles e os professores Osmar Scrivante, Paulo Nei Jansen e Márcia Regina Oliveira Poletini, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Na reunião no gabinete do prefeito Parini estiveram várias autoridades, como o vice-prefeito, Clóvis Viola, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Parini, os vereadores Dr.Jorge Pêgolo, Osmar Pereira de Rezende, Araci de Oliveira Murari Cardoso (Tatinha), Jediel Zacarias, José Roberto Favaro e Rivelino Rodrigues, o juiz de Direito Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, o dirigente de Ensino, João Luiz Sene, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Alexandre Rensi, o diretor da Escola Agrícola, Luis Carlos Floriano, além de representantes das áreas de educação e do empresariado local.