Vereadores, Prefeito e Sabesp discutem a manutenção do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto de Jales
10 de julho de 2007

Nessa terça-feira, 10 de julho, às 15h, aconteceu, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião entre o Legislativo, Executivo e Diretores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que é a atual concessionária dos serviços de água e esgoto de Jales.
Estavam presentes na reunião os vereadores José Roberto Fávaro, Claudir Aranda, Jediel Zacarias, Luiz H. Viotto, Riva Rodrigues, Luís Especiato e a presidenta da Câmara, Aracy (Tatinha). Do Executivo, o prefeito municipal, Dr. Humberto Parini, vice-prefeito, Clóvis Viola, secretários e, representando a Sabesp, Sr. Umberto Cidade Semeghini, diretor de sistemas regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto, superintendente, Antônio da Grela Filho (o Dalua) gerente divisional e funcionários, além da imprensa e cidadãos da sociedade organizada.
As discussões giraram em torno da renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto na cidade de Jales que vence no próximo ano. A renovação da concessão terá que ser aprovada pelo Legislativo municipal, daí a importância da participação dos vereadores no debate das condições da contratação da Sabesp como concessionária dos serviços.
A Sabesp, que ao longo dos anos vem realizado os serviços na cidade, tem o interesse de realizar a manutenção do contrato, já que há muitos anos vem prestando tais serviços com muita eficiência. Jales atualmente conta com 100% de água e esgoto tratados, uma das poucas cidades do estado que possui essas qualidades.
A proposta da empresa chega ao montante de cinco milhões de investimentos em melhorias na cidade. Tais melhorias seriam investidas a médio e longo prazo como: a construção do aterro sanitário, que é uma prioridade da administração, a construção da infra-estrutura para o Distrito Industrial 3, recapeamento das ruas da cidade, esgoto, canalização e galerias.
Para os diretores da Sabesp, que estão à frente das negociações, todas as solicitações do Legislativo e Executivo estão sendo bem estudadas, para que não haja nenhum erro e tudo possa ser feito na mais absoluta transparência entre a empresa e o poder público.
Segundo a presidenta da Câmara, Aracy (Tatinha), o Legislativo está otimista com essa renovação de concessão dos serviços, uma vez que Jales está bem servida pela Sabesp, para ela ?se depender dos vereadores as negociações sinalizam para uma renovação de contrato com a empresa e que o bem-estar da população está acima de qualquer interesse?. Porém, afirma Aracy, ?é preciso que a população jalesense receba ainda mais benefícios do que os excelentes serviços realizados pela Sabesp?.