• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Tatinha faz balanço das atividades do Legislativo em 2007
21 de dezembro de 2007


Ao encerrar o ano Legislativo de 2007, a vereadora e presidenta da Câmara Municipal, a professora Aracy de Oliveira Murari Cardozo (Tatinha) fala do trabalho realizado pelos Vereadores em prol do desenvolvimento da cidade e das conquistas que beneficiaram a comunidade jalesense.

Aracy (Tatinha) foi a primeira mulher na história do Legislativo jalesense a presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal, ?Vereador Mário José Miranda?. Ela também irá comandar os trabalhos no próximo ano, já que foi reeleita em eleição aberta que aconteceu no final de 2007. O ano de 2008 será um ano de eleições, para prefeito e vereadores, portanto a presidenta terá um papel de neutralidade nas questões políticas, assim viabilizando a governabilidade e a democracia no Legislativo.

Projetos e Propostas dos Vereadores:
O ano de 2007 foi considerado um ano de muito trabalho em razão da quantidade de projetos enviados pelo Executivo e os inúmeros requerimentos, indicações e projetos do Legislativo. Somente o Executivo enviou 145 projetos para apreciação dos Nobres Edis. Foram 38 projetos apresentados pelos Vereadores, 594 indicações, 144 requerimentos, 5 decretos e 3 resoluções. Na somatória, o número é significativo, já que foram 32 Sessões Ordinárias, 14 Sessões Extraordinárias e 5 Sessões Solenes.

Presença marcante nas atividades do Executivo:
A presidenta Aracy (Tatinha) e os Vereadores estiveram sempre presentes em todos os atos da administração municipal, inaugurações, visitas, reivindicações e na defesa da população. Podemos citar algumas das grandes conquistas: Universidade Aberta do Brasil ? UAB, com parcerias com a UFSCAR (Universidade de São Carlos) e CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina) de FATEC, recursos para a Santa Casa, na luta contra o laudêmio em Jales, além de outras. A Câmara Municipal também atou como mediadora em ações e intervenções junto a municipalidade sempre buscando e promovendo o bem-estar da comunidade.

A insistência na busca de recursos:
Os Vereadores, na sua maioria, estiveram em viagens a Brasília e São Paulo, visitando gabinetes de deputados Federais e Estaduais, solicitando a inclusão de Jales nos orçamentos da União e do Estado de São Paulo, objetivando o atendimento em educação, habitação, saúde e pavimentação, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos nossos munícipes.

As Entidades Assistenciais:
A presidência da Câmara juntamente com vereadores esteve imbuída num esforço conjunto em visitas às entidades assistenciais do município. O objetivo maior foi conhecer o trabalho dessas entidades que realizam um excelente trabalho com as crianças e jovens, devolvendo a eles a esperança de dias melhores, dando-lhes suporte educacional e possibilitando um futuro melhor.

Homenagens:
Neste ano, a presidência tornou possível a entrega de Títulos e Medalhas, objetivando homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços ao nosso Município e à sua comunidade. As Sessões Solenes homenagearam de autoridades constituídas a simples cidadãos que fizeram do seu trabalho uma conquista para Jales.

Audiências:
O Legislativo realizou importantes Audiências Públicas que colocaram em discussão o Orçamento Anual do Executivo dando o direito de participação visando uma igualdade social. Buscou, ainda, implementar o orçamento objetivando atender melhor às necessidades dos bairros de nossa cidade.

Visitas:
Em toda a história da Câmara Municipal, nunca o Plenário Presidente Tancredo Neves foi tão visitado. As escolas Estaduais e Municipais fizeram o mesmo caminho na busca da cidadania de seus alunos através do conhecimento do Legislativo, a Casa do Povo. Para conhecerem e ouvirem a palavra da presidenta Tatinha, que foi professora na rede pública estadual, e que deu essa abertura, valorizando e abrindo os espaços da Câmara ao cidadão.

Qualidade de vida:
A Câmara Municipal através da presidência viabilizou a renovação do contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ? SABESP. A Câmara fez gestão junto à diretoria da empresa e conquistou um aumento nos valores do contrato nas negociações. Sempre voltada à melhoria da qualidade de vida dos jalensenses, a Câmara conseguiu, em um prazo recorde, renovar o contrato de prestação de serviços pela Sabesp, aumentando assim o compromisso com a qualidade da distribuição de água e o tratamento dado ao esgoto de nossa cidade.

Aracy fala do apoio incondicional que recebeu dos Nobres Edis à sua administração. ?Eu só tenho a agradecer a todos os Vereadores, porque contribuíram para o bom andamento dos trabalhos do Legislativo e de forma nenhuma senti ou percebi a obstrução aos atos da Mesa por qualquer um dos Vereadores?.

Para ela a governabilidade da Câmara Municipal também foi assegurada pelo bom desempenho dos funcionários que colaboraram em todas as atividades do Poder Legislativo. ?Isso possibilitou a essa Casa de Leis um ano tranqüilo e produtivo onde pude fazer minha parte com certa destreza e desejo que o próximo ano seja muito proveitoso para que possamos vencê-lo com a mesma competência que vencemos 2007?, finalizou.