Prefeitura responde requerimento sobre combate à dengue
18 de março de 2020
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) e Claudecir dos Santos – Tupete (DEM), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando quais são as medidas adotadas pela Prefeitura para combater e prevenir a transmissão da dengue.
Os vereadores justificaram que é necessário realizar um trabalho de prevenção junto à população para que diminua a quantidade de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O período de proliferação mais intenso é entre os meses de fevereiro e maio e o principal problema encontrado é o descuido da população quanto aos focos de procriação do mosquito.
Macetão e Tupete indagaram se os agentes de controle de endemias estavam fazendo visitas a residências de bairros vulneráveis e em risco, se haveria aumento do número de funcionários para fiscalizar as residências e orientar a população e sobre outras medidas de combate à dengue.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve todas as atividades recomendas pelo Ministério da Saúde, como visita a imóveis, controle de criadouros, nebulização portátil e avaliação de densidade larvária, dentre outras. Os recursos recebidos do Governo Federal para controle da dengue correspondem a R$ 1440,00 por agente de combate à endemias e agente comunitário de saúde e o município paga adicional de insalubridade e encargos sociais dos trabalhadores.
A Prefeitura afirmou que visitou os bairros Jardim Nova Jales, JACB, Jardins Arapuã, Ipiranga, Santo Expedito, Oiti, Roque Viola, Paraíso, América e Trianon, que são considerados bairros vulneráveis e estão programadas visitas a outros bairros em risco.
Atualmente, o controle da dengue é realizado por 2 supervisores de campo, 17 agentes de combate à endemias e 62 agentes comunitários de saúde. Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde estuda a possiblidade de contratação de agentes para atuar no combate à dengue, de acordo com o que permite o teto do custeio de recursos humanos.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).