• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Câmara e Prefeitura realizam solenidade para entrega de bibliotecas a 12 comunidades rurais da Região Noroeste.
08 de maio de 2008


Nessa quinta-feira, 08, a Câmara Municipal de Jales e Prefeitura realizaram em conjunto Solenidade de entrega das Arcas das Letras da região Noroeste, através da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em São Paulo, a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Luz para Todos do Ministério de Minas e Energia e Furnas Centrais Elétricas S.A..

Na oportunidade, foram entregues 12 bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais dos municípios: Guarani D?Oeste, Indiaporã, Jales; Palmeira D?Oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Populina, Rubinéia; Santa Fé do Sul, Santa Rita D?Oeste e Valentim Gentil.

No período da manhã, com a participação exclusiva dos agentes de leitura, estes, moradores escolhidos pelas próprias comunidades para atuarem como voluntários na gestão das bibliotecas rurais e nas atividades de incentivo à leitura, passaram por uma capacitação ministrada por representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No período da tarde, em evento aberto ao público em geral, com a presença de autoridades municipais, a presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinha), os vereadores, Luís Especiato e Jediel Zacarias, o prefeito municipal, Humberto Parini, o vive-prefeito, Clóvis Viola, secretários municipais, vereadores de diversos municípios, além dos representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alberto Paulo Vasquez, e do Ministério de Minas e Energia, Furnas Centrais Elétricas, através do Programa Luz para Todos, Ariovaldo Soriano de Castro, ocorreu a distribuição das bibliotecas para os municípios contemplados pelo Programa Arca das Letras e entrega de certificados aos Agentes de Leitura.

Como funciona o programa no Brasil

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu lançamento, já foram implantadas 4.687 bibliotecas em comunidades rurais de 1.492 municípios brasileiros, atendendo mais de 500 mil famílias que vivem no meio rural.

Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como Agentes de Leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos; de saúde; agricultura; pecuária; meio ambiente; didáticos para pesquisa escolar; etc.

Os livros são organizados em caixas-estantes fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES) e do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí. O MDA conta também com o apoio do Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero/CCBB, do Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Cultura, do Ministério de Minas e Energia/Programa Luz Para Todos, das prefeituras, dos governos estaduais e dos movimentos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.