A presidenta Tatinha esteve no encontro com o presidente da Fundação Pio XII representando o Legislativo
02 de junho de 2008
Na última quarta-feira de maio, 29, o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, esteve reunido com autoridades jalesenses na ?Fundação Masaru Kitayama?, discutindo a possibilidade efetiva de instalar aqui uma extensão do Hospital do Câncer de Barretos.
Na reunião, que contou com as presenças do prefeito municipal, Humberto Parini, a presidenta da Câmara, Aracy (Tatinha), o deputado federal, Vadão Gomes, o presidente da Fundação, Alessandro Ramalho, secretários e lideranças da sociedade civil organizada que historicamente estão envolvidos na fundação da entidade de Jales. Na pauta, as negociações visando a uma parceria entre a Fundação Pio XII e a prefeitura de Jales, através da Fundação Masaru Kitayama, para que o atual ambulatório se transforme em um centro avançado de prevenção e tratamento de Câncer.
De acordo com o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, o Hospital de Câncer de Barretos pretende instalar núcleos de atendimento preventivo fora daquela cidade e que Jales seria o primeiro, mas que também depende do interesse da Secretaria Estadual da Saúde, em descentralizar os serviços prestados à população.
De acordo com o prefeito Humberto Parini, o ambulatório de Jales já funciona há dois anos com atendimento a pacientes e que realiza exames de endoscopia, ultrassonografia e mamografia em parceria com 16 municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
Para a presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinha), as discussões estão bem encaminhadas, entre a prefeitura e a Fundação Pio XII, e que toda decisão será discutida pelo Legislativo. ?Os vereadores terão um papel importante nessa discussão. Afinal, é na Câmara que os projetos da municipalidade são concretizados, e uma parceria dessa magnitude deve ser tratada com uma atenção especial e levada ao conhecimento da população que é a maior interessada em fazer da Fundação Masaru Kitayama um centro de excelência no tratamento do Câncer?, finalizou Tatinha.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
