Presidenta da Câmara Municipal, Aracy, defende Projeto na Assembléia Legislativa de São Paulo
15 de junho de 2008
Nessa sexta-feira, 13 de junho, a presidenta da Câmara Municipal, Aracy de Oliveira Murari Cardozo (Tatinha-PT), esteve na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Palácio 9 de Julho no Auditório Franco Montoro, a convite do deputado estadual Zico Prado (PT).
A presidenta, Tatinha, foi convidada para participar e debater iniciativas que possam disciplinar o avanço das monoculturas (cana e eucalipto), preservar regiões de agricultura familiar, garantir a segurança alimentar, reduzir impactos ambientais, proporcionar o desenvolvimento rural sustentável e o avanço da reforma agrária no Seminário com o tema ?Produção de Alimentos e Bionergia: Zoneamento Agroecológico e Políticas Públicas?, iniciativa da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, da Frente Parlamentar pela Produção Sustentável de Agroenergia e da Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento contou com a seguinte programação: Produção de Alimentos e Agroenergia, Avanço das Monoculturas ? Cana e Eucalipto e seus Impactos em SP, Monoculturas, Zoneamento Agroecológico, Legislação e Políticas Públicas e Perspectivas pra o estado de São Paulo. Para discorrer sobre os assuntos, o Seminário contou com as seguintes entidades: FAO, USP, Embrapa, UNICA, Fiesp, Feraesp, Feraesp, Mapa, Secretaria de Agricultura do Paraná, Apta, Unicamp, MST e FAF.
Tatinha em discurso fez a exposição dos objetivos do Projeto de Lei nº 42/2008, aprovado em 03/03/2008, na Câmara Municipal, o qual está alicerçado nos artigos 30 e 170 inciso III da Constituição Federal de sua autoria.
De com a Lei, ?Fica limitado em 5% (cinco por cento) da área agricultável útil do Município o plantio de cana-de-açúcar para a indústria sucro-alcooleira?. Para a presidenta, só assim será possível frear o avanço da monocultura de forma devastadora o que produz apenas lucro exorbitante para os usineiros. ?Não podemos mais permitir que os plutocratas continuem a cada dia ficando mais e mais rico às custas daqueles que verdadeiramente trabalham de boa fé?.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
