Autoridades estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental do Instituto de Prevenção de Câncer em Barretos
25 de junho de 2008
Nessa quarta-feira, 25 de junho, em Barretos, foi lançada a pedra fundamental do Instituto de Referência para Prevenção de Câncer Ivete Sangalo, com a presença do presidente da Fundação Pio XII, Henrinque Prata, deputado federal Vadão Gomes, o prefeito municipal, Humberto Parini, a presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinta), os vereadores Jediel Zacarias e Claudir Aranda.
A nova unidade, que fará parte do complexo do Hospital de Câncer de Barretos, terá uma ala inteira, de 2,5 mil metros quadrados, reservada aos exames e cuidados relacionados ao câncer de mama. Após sua conclusão, o centro de prevenção de câncer será um dos maiores da América Latina e estará voltado para outros tipos de câncer além do de mama, como o de colo uterino, próstata, digestivo, boca e pele.
A Avon, por meio do Instituto Avon, doou R$ 8 milhões para o projeto e tornou-se o maior parceiro do hospital na implementação do novo centro. O dinheiro foi arrecadado pela empresa por meio de produtos que apóiam a campanha ?Um Beijo pela Vida? de combate ao câncer de mama.
Para o presidente da Avon no Brasil, Luís Felipe Miranda, ?essa parceria público-privada nos deixa orgulhosos, porque estamos colocando nosso investimento social em um projeto que vai salvar a vida de pessoas?, ainda segundo ele, ?é um exemplo do que podemos fazer, unindo forças, para reduzir os altos índices de mortalidade por câncer de mama?.
Além da construção do centro, o projeto inclui a ampliação do serviço de rastreamento mamográfico na população feminina da região, que envolverá também unidades móveis de mamografia. Esse rastreamento vai abranger cerca de 71 municípios da região de Barretos, entre eles está Jales, atingindo aproximadamente 118 mil mulheres na faixa dos 40 aos 69 anos.
Segundo a presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinha), Jales será beneficiada com uma unidade móvel (carreta), que ficará permanente em nosso município. ?O Hospital de Câncer em Jales é uma realidade. E nós, mulheres, passaremos a ter acesso a um padrão de serviços que nos possibilitará exames preventivos e tratamento oncológico da melhor qualidade. Com toda a certeza, é um grande momento para o município, pois, além do empenho do presidente da Fundação PIO XII, Henrique Prata, para que isso ocorra o governador José Serra vem dando o apoio financeiro?, finalizou Tatinha.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
