Prefeitura responde requerimento sobre pernilongos no Jardim do Bosque
03 de setembro de 2020
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão e Claudecir dos Santos – Tupete, em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura estaria fazendo para combater a infestação de pernilongos no Jardim do Bosque.
Os vereadores indagaram se seria possível combater o pernilongo e outros insetos por meio do “fumacê” e limpar as áreas públicas do bairro.
Em reposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que em períodos de maior estiagem, há aumento de pernilongo Culex, devido à água que forma poças fora do leito dos rios e também a que escorre dos imóveis. A equipe municipal de combate às endemias realiza o tratamento químico para eliminar as larvas desses locais. Há pontos, como bueiros canalizados, em que não é possível fazer o tratamento com larvicida por não ter como acessá-los.
A Prefeitura informou que a nebulização com equipamento acoplado a veículos é feita somente para controle do mosquito Aedes aegypti, em casos de surtos e epidemias, com indicação técnica e supervisão da Superintendência Estadual de Controle de Endemias (Sucen).
Segundo a Prefeitura, há estudos que demonstram a baixa eficácia da aplicação de inseticidas com equipamentos acoplados em veículos, pois os mosquitos se escondem dentro dos imóveis, locais em que não são atingidos pelo inseticida, além da interferência da temperatura ambiental e dispersão pelo vento. Como consequência, não é possível controlar a proliferação do mosquito, e eles criam resistência aos inseticidas. Por isso, é preferível eliminar os criadouros de larvas e mosquitos.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).