Macetão e Tupete questionam Prefeitura sobre atendimento odontológico na ESF Zilda Arns
14 de setembro de 2020
Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete e Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (8), apresentaram um requerimento questionando por que motivo a Unidade Odontológica na Estratégia Saúde da Família “Zilda Arns” não iniciou os atendimentos.
Tupete e Macetão justificaram que uma saúde bucal deficiente pode gerar problemas de alimentação, digestão e doenças crônicas, como infecções respiratórias, além de internações prolongadas e óbitos. Os moradores do Jardim Novo Mundo, Vila Maria e Jardim Paulo VI encaminharam um abaixo assinado ao prefeito sobre a necessidade do serviço.
Macetão comentou a propositura: “A gente tem um abaixo-assinado, fomos procurados por moradores e estivemos na ESF Zilda Arns e lá constatamos que tem a sala, cadeira, mas não existe material humano para atender àquela população. São moradores que têm certa idade e estão cobrando somente o atendimento odontológico na própria ESF. Soubemos de pessoas que são encaminhadas para outras localidades e têm que se deslocar”.
Os vereadores indagaram se a Prefeitura está recebendo recursos para o funcionamento da Unidade Odontológica, se é possível disponibilizar o serviço na ESF “Zilda Arns” para a população e em caso negativo, o que os munícipes devem fazer para ter acesso ao atendimento, indisponível em suas localidades.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).