Vereadores vão ao Encontro Nacional dos Vereadores em Brasília
14 de fevereiro de 2009
Os vereadores Aracy (Tatinha) e Nishimoto vão a Brasília no Encontro Nacional dos Vereadores 2009, que aconteceu no período de 10 a 12, de fevereiro, no Hotel Nacional. O evento teve a temática central: "A Integração do Vereador no Congresso Nacional".
A abertura oficial do encontro de vereadores foi feita pelo então presidente do Senado Federal, Senador José Sarney e pelo presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer. O vereador Bento Batista da Silva, presidente da UVB (União dos Vereadores do Brasil), também usou da palavra na abertura do encontro.
Aracy e Nishimoto aproveitaram a oportunidade e fizeram uma verdadeira via sagra nos gabinetes dos senadores, Romeu Tuma, Eduardo Suplicy e Aloízio Mercadante. Nesses gabinetes, protocolaram abaixo assinado em nome dos professores de nossa cidade, solicitando, dos senadores, gestão junto ao STF (Superior Tribunal Federal) no sentido de que o mesmo faça a publicação do Acórdão da ADIN nº 3772, que versa sobre a aposentadoria do magistério.
Segundo a Tatinha "o referido Acórdão assentou entendimento de que os professores com atividades mencionadas de exercícios de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico também gozariam da mesma regra daqueles que dedicaram tempo integral na sala de aula (giz na mão)", explicou a professora.
Os Senadores informaram que em 10 de novembro de 2008 foi publicada Decisão que regulamenta essa situação dos profissionais da educação, da qual já existe uma Lei Federal nº 11.301, de 10 de maio de 2006, que garante essa paridade.
Para os vereadores a viagem até a capital federal foi muito proveitosa, principalmente do ponto de vista da educação, já que são muitos os professores que aguardam essa paridade para dar início ao processo de aposentadoria. A vereadora Tatinha que sempre lutou em prol a categoria, disse lamentar essa desigualdade. "Não é justa a diferença de anos, porque todos são educadores e que o reconhecimento de um trabalho árduo, deve ser igual para todos profissionais da área", finalizou.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
