Tatinha representa a Câmara Municipal em Seminário
18 de fevereiro de 2010
Na última sexta-feira, 12, a vereadora e primeira secretária da Câmara Municipal, Aracy de Oilveira Murari Cardoso (PT) representou o Legislativo no "1º Seminário sobre inclusão social das PVHA".
O evento teve como objetivo principal, a informação como início da caminhada rumo à inclusão social, para as pessoas com HIV, bem como para os profissionais de saúde e outros setores. No seminário, estava previsto a construção de um plano regional de inclusão social de pessoas vivendo com HIV/AIDS, com palestras de: Sônia Souza Pizarro - Assistente Técnico da Secretaria do Estado da Saúde, Nice Aparecida de Lima - SAE S. J. do Rio Preto e Márcio César Reino Gaggini - Médico e Professor Infectologista CADIP.
Conforme o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2009, tem ocorrido diminuição no número de novos casos de AIDS, o que se deve, principalmente, à prevenção. Nesse quesito, o Brasil é destacado como um exemplo na implementação de políticas públicas. "A América Latina oferece exemplos fortes de liderança na prevenção ao vírus HIV. Em particular, o Brasil, que vem sendo apontado por ter implementado cedo medidas de prevenção ao vírus HIV que ajudaram a atenuar a gravidade da epidemia no país", diz o documento.
Segundo a vereadora, Tatinha (PT), "o seminário que teve importantes participações, como a do Bispo Diocesano de Jales Dom Demétrio Valantim, o vice-prefeito Clóvis Viola, além de autoridades em saúde e de gestores públicos, o evento conseguiu transmitir a todos, uma visão da necessidade de políticas que tenham a mesma convergência quanto às responsabilidades de todos os seguimentos nessa luta contra a AIDS."

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
