• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Autoridades da região discutem com o Secretário dos Transportes a duplicação da SP - 320
10 de fevereiro de 2011


Na reunião que aconteceu nessa quarta-feira, 09, com o Secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, Jales foi representada pelo prefeito Humberto Parini (PT) e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Claudir Aranda (PDT), além dos vereadores Aracy Murari Cardozo (PT) e José Roberto Fávaro (PSDB). Também estiveram presentes deputados, prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e autoridades de Fernandópolis, Votuporanga e demais municípios da região.

Na reunião, Saulo, anunciou medidas a serem tomadas para que as obras de duplicação da Rodovia Euclides da Cunha - SP - 320 - possam ter início. Segundo o Secretário uma das prioridades do governador Geraldo Alckmin, a SP 320 já tem licitação concluída, o contrato foi assinado e a ordem de serviço autorizada. Encontra-se, agora, em fase de aprovação um Decreto de Utilidade Pública (DUP), que tornam passíveis de desapropriação as áreas que serão utilizadas para a duplicação.

A Procuradoria do DER - Departamento de Estradas de Rodagem - já deu parecer favorável aos estudos e os processos foram encaminhados à Procuradoria da Secretaria de Logística e Transportes. O valor previsto para as desapropriações é de R$ 26 milhões e envolve cerca de 500 proprietários. Além de áreas privadas, existem outras de responsabilidade municipal que precisam ser repassadas ao Governo do Estado através de um Projeto de Lei e, a partir disso, serão feitas as desapropriações. A CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), assim, dará o parecer final e as obras terão início. "Nossa expectativa é de que essas questões burocráticas sejam resolvidas em 30 dias", enfatizou o secretário Saulo de Castro.

As cidades que necessitam de Projeto de Lei para a desapropriação são: Bálsamo, Tanabi (2 áreas), Votuporanga, Valentim Gentil, Fernandópolis (3 áreas), Estrela D´Oeste, Jales, Urânia e Santa Salete (5 áreas).

O trecho da SP 320 a ser duplicado começa nas imediações de Bálsamo (km 453), cruza diversos municípios da região Noroeste do Estado e termina no município de Rubinéia (km 639), perfazendo aproximadamente 191,4 km. O valor total da obra e gerenciamento é de R$ 773.779.142,67.

A duplicação da SP 320 trará, entre as principais melhorias, a redução de acidentes, o aumento da capacidade viária de 2 mil para 8 mil veículos/hora (bidirecional) e implantação de canteiro central separador de pistas, de 11 metros de largura.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Claudir Aranda, a administração municipal vai trabalhar, o mais breve possível, para enviar o projeto de desapropriação da área que pertence à prefeitura de Jales para ser apreciado e aprovado pelos vereadores. "Tenho certeza de que todos os vereadores estão cientes da necessidade de aprovarmos o projeto para que Jales não fique marcada como a única cidade que não está liberada para a duplicação", concluiu o presidente.