• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Câmara aprovou Projeto que visa repassar recursos à Casa da Criança de Jales
31 de março de 2011


Na sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira, 28, os vereadores aprovaram, em Regime de Urgência Especial, o Projeto nº 42 que autoriza a Prefeitura Municipal a firmar convênio com a Casa da Criança de Jales, visando o repasse de subvenção social.

A concessão de subvenção social é de R$ 150 mil reais, ano, cujo repasse se dará na forma de duodécimos. O convênio tem vigência retroativa à 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2011. Os recursos financeiros autorizados por esta lei destinam-se à execução do Plano de trabalho daquela instituição.

A Casa da Criança realiza trabalho de Educação e Proteção Social Básica, sendo a primeira instituição no município a destinar esse atendimento às crianças provindas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Casa da Criança atende crianças dos bairros: Vila União, Jardim América, Jardim Paraíso, Parte do Jardim Estados Unidos, COHAB "Dr. Arnaldo Silveira" e COHAB "Wladimir Prandi Franco", num raio aproximado de 3 km.

A instituição mantém um quadro de 19 profissionais que atuam em diversas áreas: coordenador pedagógico, professores, auxiliares, cozinheiras, atendentes, administrador e serviços gerais, além de 3 servidores fornecidos pela prefeitura.

Por problemas técnicos a Casa da Criança deixou de ser contemplada, neste ano, com os recursos do governo federal através do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o que deixou a instituição sem condições de honrar seus compromissos com a folha de pagamento dos funcionários.

O presidente da Câmara Municipal, Claudir Aranda, que esteve em duas reuniões com a direção e funcionários da Casa da Criança, foi o interlocutor, entre o prefeito Humberto Parini e a presidente da instituição, Aparecida Eva de Lima Silva, na busca de uma resolução para a falta de recursos.

Segundo o presidente, as negociações fluíram de maneira tranquila, foi apenas uma questão de tempo. "O prefeito entendeu o importante papel que a Casa da Criança desempenha junto à sociedade jalesense e junto à essas crianças. Em momento algum se cogitou abandonar a instituição deixando desamparados aqueles pais e funcionários que ali desenvolvem suas funções", ressaltou Claudir.