O Vereador Luís Especiato (PT), autor do Requerimento nº 49/2025, pediu à Prefeitura informações sobre quantidade de linhas de transporte para alunos das áreas rural e urbana, quantidade de alunos transportados e quais escolas recebem esses estudantes, e os veículos utilizados. A propositura foi aprovada por unanimidade na segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, o Edil mencionou que há várias reclamações quanto ao transporte escolar desde o ano passado e que diversas mães de alunos estiveram na Câmara Municipal em busca de apoio dos Vereadores para a melhoria do transporte, além de lembrar que foi contratada uma nova empresa, que já iniciou os serviços no final de março.
“Tivemos uma série de problemas, inclusive de descumprimento legal. A lei determina que o aluno, ao sair da escola, permaneça no máximo uma hora dentro do ônibus, e tivemos alunos permanecendo quase duas horas dentro dos veículos, que não eram de qualidade. Não dá para pegar um aluno muito cedo, em local que tem matas, ou que ele tenha que se deslocar por mais de oitocentos metros da sua casa até o ponto para pegar o ônibus. Quando chega, chega à noite, e são crianças de sete, nove ou onze anos”, observou Especiato na Sessão Ordinária.
Ele também salientou que o transporte funciona tanto na zona rural quanto dentro da cidade, “e quando há algum impedimento, como uma via férrea, sendo que o aluno mora do outro lado, ele é obrigado a ser transportado, e quando está a uma distância de mais de dois quilômetros da sua escola, também é obrigado a ser transportado, mesmo sendo na zona urbana”. “Espero que agora, com a nova empresa, com contrato firmado e definitivo, tenhamos a solução desse problema”, declarou.
O Edil Fábio Kazuto Matsumura (PRD) parabenizou o parlamentar pelo Requerimento. “Não estamos lidando com um objeto, mas sim com o bem mais precioso que temos, que são nossos filhos. Então espero que essa empresa tenha humanidade e transporte essas crianças como se fossem seus filhos, e que faça um trabalho digno de uma cidade como Jales. São os dez Vereadores preocupados com essa questão”, ressaltou.
Em sua fala, o Vereador Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) referiu-se à época em que o transporte era disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e à empresa que se tornou responsável pelo transporte posteriormente. “Se o Tribunal de Contas fez apontamentos de que existiam sete ônibus que precisavam ser trocados, e pediu ao Prefeito Municipal que os comprassem ou abrisse licitação para terceirização, onde está o Tribunal de Contas neste momento? Será que não está vendo que é incompatível e que o transporte municipal piorou?”, indagou.
Por sua vez, o Vereador Rivelino Rodrigues (PP) mencionou que acompanhou uma entrevista do Prefeito Municipal Luis Henrique dos Santos Moreira à Rádio Antena 102. “O Prefeito disse que a partir desta semana estariam chegando cinco veículos seminovos da [nova] empresa, e com um fator positivo nessa nova contratação: utilizando-se o SMS para que os pais e responsáveis pelas crianças recebam a informação no momento em que forem deixadas na escola e também quando forem embarcadas no ônibus. Assim, a família consegue monitorar esse traslado até a chegada na casa. É interesse nosso que o transporte aconteça bem”, finalizou.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51389.