A Vereadora Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), por meio do Requerimento nº 84/2025, solicitou à Prefeitura informações sobre a situação da infraestrutura de algumas escolas municipais, especialmente da Escola “Professora Iracema Pinheiro Candeo” – Lola. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, a Edil lembrou que é dever do poder público garantir a qualidade da infraestrutura das unidades escolares, assegurando aos alunos, professores e demais servidores, ambientes adequados, seguros e propícios ao desenvolvimento das atividades educacionais.
Também mencionou que pais de alunos da rede municipal de ensino têm manifestado preocupação quanto às condições estruturais de diversas escolas, relatando situações em que, para se suprir carências básicas, têm sido necessárias iniciativas comunitárias como rifas e “vaquinhas” para aquisição de materiais e execução de pequenos reparos.
Ainda, a parlamentar afirmou que as reclamações se concentram especialmente na Escola Lola, onde, segundo os relatos, são visíveis os sinais de desgaste da estrutura física, necessitando de reforma e manutenção urgente, e salientou a importância de se conhecer o planejamento da administração municipal no que se refere à manutenção e reforma das escolas, com vistas à melhoria das condições do ensino público em Jales.
A partir disso, Miranda questionou se a administração municipal tem ciência das reclamações dos pais de alunos quanto à precariedade da infraestrutura de algumas escolas municipais, especialmente da Lola, e se existe, por parte da Prefeitura, um cronograma de reformas, ampliações ou manutenções das unidades escolares da rede municipal de ensino.
Em caso afirmativo em relação à última dúvida, a Vereadora pediu para saber quais escolas estão contempladas, a natureza das intervenções previstas e os prazos estimados para início e conclusão dos serviços.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51665.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
