• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Com Moção de Pesar, Câmara faz homenagem póstuma a Tereza Maruyama Matsumura
13 de maio de 2025
O filho da homenageada, Vereador Fábio Kazuto


Com a Moção de Pesar nº 20/2025, nesta segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Jales homenageou postumamente Tereza Maruyama Matsumura, mãe do Vereador Fábio Kazuto Matsumura (PRD).

Além dele, os Edis Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), Bruno Henrique de Paula (PL), Elder Garcia Mansueli (PODE), Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), Franciele Cristina Villa Matos (PL), Leandro Antonio Bigotto (PL), Luís Especiato (PT), Rivelino Rodrigues (PP) e Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) manifestaram votos de profundo pesar pelo seu falecimento, ocorrido no dia 18 de abril de 2025, na Santa Casa de Misericórdia de Jales.

“Quero agradecer pela consideração e pelo carinho com a minha família. Minha família Maruyama Matsumura agradece por essa homenagem. Muito obrigado e Deus abençoe a todos”, declarou Kazuto na Sessão.

Na propositura, consta que “A senhora Tereza Maruyama Matsumura partiu aos 79 anos, deixando um legado de amor, trabalho e dedicação à família e à comunidade”. “Esposa do senhor Kazuo Matsumura, com quem construiu uma sólida união familiar, foi mãe exemplar de dois filhos, Fábio Kazuto Matsumura e Fabiano Kazutoshi Matsumura, e avó orgulhosa de Débora, Fani, Atália e Guilherme”, diz a Moção.

Nela, também é colocado que “ao longo da vida, exerceu com zelo e talento as profissões de cabeleireira e costureira, atividades nas quais conquistou a admiração de muitos pela sua habilidade e sensibilidade no trato com as pessoas”. “Teve ainda a coragem de trabalhar no Japão por três anos, demonstrando espírito de superação e esforço contínuo pelo bem de sua família”, é mencionado no documento.

Os Edis acrescentam ainda, na propositura, que a homenageada era católica e cultivava os valores da fé e da solidariedade, sendo presença constante em eventos sociais e comunitários. “Frequentadora do Clube do Ipê e do Jales Clube, também foi uma das primeiras associadas do Nipo Jalesense, entidade que tanto contribui para preservar e valorizar a cultura japonesa em nossa cidade”, é destacado na Moção.

De acordo com o documento, Dona Tereza será lembrada com carinho por todos que tiveram o privilégio de partilhar momentos ao seu lado. “Sua simplicidade, alegria e generosidade deixarão uma lacuna irreparável no seio de sua família e da sociedade jalesense. Neste momento de dor e consternação, a Câmara Municipal de Jales expressa publicamente suas condolências à família e amigos, desejando-lhes conforto e serenidade para enfrentar esta perda irreparável”, finaliza a Moção.

Outros detalhes sobre o documento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51670.