• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Vereadora pede solução para problemas de esgoto a céu aberto e drenagem de águas pluviais no bairro Santo Expedito
14 de maio de 2025


A Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) solicitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 78/2025, informações sobre a possível existência de um planejamento em andamento objetivando a implantação de obras de infraestrutura para a solução dos problemas de esgoto a céu aberto e de drenagem de águas pluviais no bairro Santo Expedito. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.

No documento, a parlamentar ressaltou que há dezoito anos os moradores do bairro vêm enfrentando problemas graves de infraestrutura, especialmente relacionadas ao escoamento de esgoto a céu aberto e à falta de sistema de drenagem eficiente, o que acarreta constantes enxurradas durante períodos de chuvas intensas.

Outro ponto mencionado foi que em 2006, uma forte chuva resultou na inundação de diversas residências do bairro, deixando cinco ou seis famílias desabrigadas, situação que voltou a se repetir em 2024, com novas invasões de água e lama em residências, levando à desativação de duas casas na Rua Chile.

Moreto lembrou também que na Rua Nicarágua o problema também persiste, com recorrentes episódios de alagamentos, perdas materiais e insegurança para os moradores, que há quase duas décadas aguardam ações concretas da administração pública municipal para a solução definitiva das demandas.

Ainda, a Edil ressaltou os impactos social e econômico das enchentes na vida dessas famílias, que frequentemente perdem móveis, roupas e outros bens essenciais em razão da precariedade das condições urbanísticas locais.

Com esses argumentos, Moreto questionou o Executivo se existe atualmente algum projeto ou planejamento em andamento visando à implantação de obras de infraestrutura para a solução dos problemas, e se afirmativa a resposta, indagou quais são as ações previstas e os respectivos prazos.

Também quis saber se há previsão orçamentária ou captação de recursos externos (estaduais ou federais) para a execução dessas melhorias.

Especificamente em relação às Ruas Nicarágua e Chile, onde os problemas se mostram mais graves, a Vereadora perguntou se há algum estudo técnico, projeto de obra ou medida emergencial em andamento para sanar as recorrentes inundações e, caso não haja planejamento em curso, se existe a possibilidade de inclusão dessas demandas no planejamento municipal de obras e investimentos.

Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51626.