O Vereador Luís Especiato (PT), por meio do Requerimento nº 90/2025, aprovado de forma unânime na segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, requisitou à Prefeitura informações sobre a possibilidade de realização de reformas no Cemitério Municipal da Consolação.
“Recebi várias reclamações e inclusive relatórios fotográficos, e decidi fazer uma visita [ao cemitério]. Temos muitos túmulos abandonados, vários deles afundados, com infiltração, um aspecto ruim. É feio. Aqueles túmulos verticais são horríveis, sem nenhum tipo de conservação ou reparos, e as flores e vasos recolhidos estão jogados onde temos a capela, que aliás, onde não dá nem para entrar porque está cheia de mato”, relatou Especiato na Sessão, mencionando que acredita ser possível firmar parceria para se cuidar do local.
O Edil acrescentou que perguntou no Requerimento quais são as providências tomadas com relação a famílias que abandonaram os túmulos. “Às vezes não há nem familiares mais na cidade e você tem dificuldade para encontrá-los. É preciso que se faça alguma coisa, e o poder público tem essa responsabilidade, principalmente da limpeza e organização desse cemitério”, afirmou.
O Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), se manifestou em relação à fala de Especiato. “O Secretário [da pasta responsável pela manutenção do cemitério] me informou que existe uma empresa que está fazendo toda a documentação, sendo que há documentações de sessenta anos que estavam paradas. Eles estão ‘puxando’ tudo para que realmente saibam quem são os familiares. E disse que na próxima semana estará tudo limpo”, informou o parlamentar.
Detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51705.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
