• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Vereadora pede informações à Prefeitura sobre possibilidade de realização de feira de adoção de animais
14 de maio de 2025


Por meio do Requerimento nº 88/2025, aprovado de forma unânime nesta segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, a Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) pediu informações à Prefeitura sobre a possibilidade de realização de uma feira de adoção de animais, envolvendo os cães e gatos atualmente sob responsabilidade da Unidade de Zoonoses “Ápio Anselmo”.

No documento, a Edil colocou que o local abriga atualmente um número elevado de cães e gatos, o que tem ocasionado situações de superlotação e limitações no cuidado adequado aos animais, e destacou que a promoção de feiras de adoção é uma medida eficiente para oferecer uma nova oportunidade de vida aos animais acolhidos, ao mesmo tempo em que reduz o número de abrigados, contribuindo para melhores condições de manejo e bem-estar animal.

Também salientou que a realização do evento, com estrutura adequada e ampla divulgação, pode incentivar a adoção responsável e fomentar a conscientização da população sobre a importância da causa animal, e afirmou que essa iniciativa está em consonância com os princípios da proteção animal e saúde pública, além de promover maior envolvimento da sociedade com o tema.

A partir disso, Moreto indagou, no Requerimento, se há estudos, por parte da Prefeitura Municipal, para a realização de uma feira de adoção de animais e, em caso afirmativo, quis saber qual é a previsão para sua realização e quais são as ações previstas quanto à estrutura, local, parcerias e divulgação.

Já em caso negativo, a parlamentar questionou se o Poder Executivo considera viável a implementação dessa medida, solicitando uma justificativa em possibilidade de resposta negativa.

Outras dúvidas da Vereadora foram sobre o número atual de animais sob os cuidados da Unidade de Zoonoses e sua capacidade máxima de acolhimento, e se o município possui campanhas de incentivo à adoção responsável. Moreto pediu, em caso afirmativo, para receber materiais e registros das ações realizadas.

Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51697.