A Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) solicitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 89/2025, informações sobre a criação de um Programa Municipal de Acompanhantes de Saúde para Idosos, com o objetivo de garantir o acompanhamento desse público-alvo em consultas, exames e demais atendimentos de saúde. A propositura foi aprovada de forma unânime na segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“Sabemos que, quando estão sozinhos, eles enfrentam dificuldade para chegarem até o serviço de saúde, seja por limitação física, cognitiva ou por falta de apoio familiar. Em muitos casos, isso resulta em abandono de tratamento, falta em consultas e agravamento do quadro de saúde. Precisamos agir com responsabilidade e agilidade”, disse Moreto na Sessão.
A parlamentar afirmou que diversos outros municípios brasileiros têm programas semelhantes implantados “e com grande resultado positivo”. “A presença de um acompanhante de saúde treinado contribui para a adesão ao tratamento, melhora a comunicação com os profissionais de saúde e oferece dignidade no atendimento”, salientou.
Ainda, a Edil alertou que muitas vezes, a pessoa idosa que vai à consulta sozinha pode acabar tomando a medicação erroneamente. “Às vezes é um tratamento de período curto que acaba se estendendo por falta de alguém para acompanhar e identificar as cartelas de medicação. Infelizmente essa é uma realidade que enfrentamos e vivemos. Precisamos desse apoio da saúde para cuidarmos dos nossos idosos”, ressaltou.
No Requerimento, Moreto perguntou ao Executivo se há estudos ou propostas em andamento visando à criação do Programa Municipal de Acompanhantes de Saúde para Idosos e, em caso afirmativo, quis saber quais são os objetivos, as diretrizes e as etapas previstas para a implementação desse programa.
Também indagou se a Prefeitura considera viável, a curto prazo, o desenvolvimento de política pública voltada ao apoio individualizado a idosos em situação de vulnerabilidade social, especialmente no que se refere à sua autonomia e ao acesso ao sistema de saúde municipal.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51698.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
