• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Prefeitura responde a Requerimento envolvendo atenção especializada às mulheres com fibromialgia
21 de maio de 2025
A autora do Requerimento, Vereadora Andrea Moreto


Por meio da Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a Prefeitura respondeu ao Requerimento nº 55/2025, de autoria da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), sobre um possível projeto ou programa de atenção especializada às mulheres portadoras de fibromialgia na cidade, e sobre o sistema de emissão do “Cartão de Prioridade” para estacionamento destinado às pessoas diagnosticadas com a patologia.

No Requerimento, Moreto havia perguntado se a Pasta possui ou está elaborando algum projeto ou programa de atenção especializada às mulheres portadoras de fibromialgia e, em caso afirmativo, quis saber quais ações estão previstas.

Com as reformas e adequações em andamento no prédio do Centro Municipal de Reabilitação, mais conhecido como “Centrinho”, a Edil também havia questionado se estaria prevista a priorização de atendimento às mulheres com diagnóstico de fibromialgia e, se sim, de que forma se daria esse atendimento.

Por fim, Moreto havia indagado se já estaria em funcionamento o sistema de emissão do “Cartão de Prioridade” para estacionamento destinado às pessoas diagnosticadas com fibromialgia, quais seriam os documentos exigidos para a solicitação e qual seria local de atendimento responsável pela emissão.

Em ofício, Souza respondeu que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório Municipal de Reabilitação – AMR, tem como meta atender todas as demandas que se referem à reabilitação física, inclusive a população com diagnóstico de fibromialgia, e explicou que como o AMR está em fase de reestruturação, ainda não há um programa específico para essa demanda. “O AMR tem como prioridade o cumprimento das leis, especialmente das leis municipais. Com isso, a Lei nº 5.102, de 15 de fevereiro de 2021, estará contemplada dentro do que é preconizado”, afirmou a Secretária no documento.

Detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51473.