Por meio do Requerimento nº 97/2025, o Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), pediu à Prefeitura informações sobre a quantidade de médicos pediatras e ginecologistas que integram a rede municipal de saúde, entre outros pontos. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 26 de maio, na 1822ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, o parlamentar salientou o grande número de reclamações por parte de pacientes atendidos nas unidades de saúde do município, especialmente em relação à carência de médicos especialistas e à demora na realização de exames, e afirmou que a população tem enfrentado dificuldades para conseguir atendimento com médicos pediatras e ginecologistas, bem como para agendar exames de imagem, como ultrassonografias e consultas oftalmológicas.
Também afirmou que a falta de vínculo entre os médicos contratados por meio de empresas terceirizadas e o município contribui para a rotatividade dos profissionais, comprometendo a continuidade e a qualidade do atendimento, e colocou que mutirões de exames podem representar uma solução emergencial eficaz para reduzir filas e atender a demanda reprimida da população.
“Estou pedindo uma providência para que isso seja solucionado. Existe a possibilidade de fazermos um mutirão de exames de oftalmologia? A demanda é muito grande, tem muitas pessoas esperando. Em relação aos médicos, temos um médico ginecologista para atender toda uma cidade, e humanamente isso é impossível. Então, se não estão achando ginecologistas ou pediatras por meio das empresas terceirizadas, que se abra um concurso público e pague para o médico o que seria para essa empresa terceirizada”, sugeriu de Paula na Sessão.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51824.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
