• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Figura marcante em Jales, Ana Helena Machado Silva Francisco recebe homenagem póstuma na Câmara
28 de maio de 2025
O autor da Moção, Vereador Rivelino Rodrigues


Com a Moção de Pesar nº 21/2025, o Vereador Rivelino Rodrigues (PP) homenageou postumamente Ana Helena Machado Silva Francisco, figura marcante de Jales. A propositura foi aprovada de forma unânime na segunda-feira, dia 26 de maio, na 1822ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

No documento, o parlamentar manifestou votos de profundo pesar pelo seu falecimento, ocorrido no dia 25 de março de 2025, no Hospital de Base de São José do Rio Preto. “Ana Helena, carinhosamente conhecida como ‘Lena’, nasceu em Jales no dia 18 de agosto de 1957, filha do Sr. Gonçalo Machado e da Sra. Maria de Lourdes. Ao longo de sua vida, destacou-se por sua simplicidade, generosidade e pelo coração acolhedor que cativava todos ao seu redor”, inicia a Moção.

Nela também consta que a homenageada era uma trabalhadora incansável, que iniciou sua trajetória profissional como entregadora de café, função que desempenhou por quase oito anos. “Posteriormente, empreendeu e fundou a Lanchonete Portal, localizada em frente à Agromec, tornando-se um ponto de encontro e referência na cidade. Mais tarde, com coragem e resiliência, enfrentou e superou um câncer, sendo um exemplo de fé e determinação, sempre amparada pelo amor da família, dos amigos e pela sua profunda espiritualidade”, afirma Rodrigues no documento.

Ainda, o Edil acrescenta que, “dedicada ao convívio social e ao bem comum, Lena tornou-se motorista de aplicativo pela Via Mobb, desempenhando sua função com zelo e atenção”. “Ao lado do marido Waldecir Mair Francisco – o popular Chiquinho – conquistou ainda notoriedade nas redes sociais, onde cativava seguidores com sua autenticidade e bom humor. Em 2020, concorreu ao cargo de vereadora, demonstrando seu comprometimento com as causas da população e sua disposição em servir. Apesar de não ter sido eleita, sentia-se imensamente grata a cada voto recebido e a todos que acreditaram em sua proposta”, é destacado na Moção.

A homenageada deixa os filhos Alana Machado Silva Francisco e Alex Machado Silva Francisco, bem como os netos Frederico Machado Figueiredo Francisco e Miguel Machado Figueiredo Francisco, “a quem devotava amor incondicional”. “Ana Helena parte deixando um legado de simplicidade, alegria e solidariedade. Por onde passou, cultivou amizades e espalhou carinho, e é dessa forma que permanecerá na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, declarou Rodrigues na propositura.

“Neste momento de luto e saudade, a Câmara Municipal de Jales presta sua solidariedade à família enlutada, rogando a Deus que conforte os corações e conceda paz e força para enfrentar essa perda irreparável”, finaliza a Moção.

Mais detalhes estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51756.