A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, complementou respostas ao Requerimento nº 74/2025, do Vereador Rivelino Rodrigues (PP), sobre ações de planejamento para o trânsito da Rua das Palmeiras. A propositura também havia sido direcionada à Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, cujas respostas foram dadas e podem ser acessadas no link https://abre.ai/respostas-1-requerimento-74-2025.
Rodrigues havia indagado, no documento, quais seriam as ações de planejamento para o trânsito da Rua das Palmeiras, considerando o intenso fluxo de trânsito nos dias atuais, para implantação imediata. Faile, em ofício, afirmou que, como ações imediatas, serão realizadas uma implantação nas sinalizações horizontais e verticais do local, e mudança nos tempos do semáforo para melhor fluidez do trânsito.
Outra dúvida do Vereador havia sido sobre o plano estratégico de ação para o futuro da rua, pensando no aumento do fluxo de trânsito que acontecerá quando os novos loteamentos naquela região estiverem habitados. A resposta da Secretária foi que, considerando o crescimento urbano da região e o consequente aumento no fluxo de veículos, o planejamento estratégico para a Rua das Palmeiras prevê ações articuladas com os futuros empreendimentos habitacionais, e que, dentre as medidas, destaca-se a exigência de contrapartidas por parte dos loteadores, especialmente no que se refere à implantação de novas vias de acesso, com o objetivo de ampliar a capacidade de circulação e reduzir a sobrecarga na referida rua.
Por fim, no Requerimento Rodrigues quis saber se existiria previsão de outra rota de ligação ou abertura de mais uma avenida, que possa ser utilizada futuramente, agilizando o fluxo de trânsito. Faile explicou que dados mais específicos sobre a abertura de novas avenidas ou rotas alternativas deveriam ser obtidos junto à Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Na ocasião das respostas já dadas por esta Pasta, seu Secretário Municipal e seu Secretário Adjunto, respectivamente Manoel Andreo de Aro e André Hideaki Matsukawa, haviam respondido que, tendo em vista a previsão da implantação do loteamento “Laura” nas adjacências do bairro Jardim Pires de Andrade, onde está sendo planejada uma travessia interligando o futuro empreendimento imobiliário ao bairro Residencial Maria Silveira, transpondo o Córrego Marimbondo nas proximidades do entroncamento da Rua Seis com Avenida Maria Jalles, tal intervenção tem o objetivo de diminuir o fluxo do trânsito na Rua das Palmeiras.
Outros detalhes sobre o Requerimento e as respostas das duas Secretarias estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51605.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
