• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Prefeitura responde a Requerimento sobre reforma do Cemitério Municipal da Consolação
29 de maio de 2025
O autor do Requerimento, Vereador Luís Especiato


Por meio do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Aderson Viota Barretos, a Prefeitura respondeu ao Requerimento nº 90/2025, de autoria do Vereador Luís Especiato (PT), sobre a possibilidade de realização de reformas no Cemitério Municipal da Consolação.

O Edil havia questionado, no Requerimento, se existiria algum projeto para a realização dessas reformas. Barretos, em ofício, disse que ao assumir a gestão municipal, no ano de 2021, a atual administração iniciou a identificação das principais necessidades dos cemitérios municipais, e lembrou que na época vivia-se um crítico momento de pandemia, com um considerável número de óbitos e mudanças de usos e costumes.

A prioridade, de acordo com o Secretário, era a qualidade do atendimento às famílias, que em muitos casos não podiam velar seus entes e acabavam realizando sepultamentos a qualquer hora do dia ou da noite. “Após os períodos mais críticos da pandemia, foi realizado um levantamento documental dos registros referentes aos sepultamentos realizados no município, identificando-se como prioridade a organização, atualização e cadastramento desses registros, considerando que os primeiros se perderam ou deterioraram ao longo do tempo, tendo em vista que o Cemitério Municipal da Consolação possui mais de seis décadas de existência”, explicou Barretos no ofício.

Ele acrescentou que, em respeito e consideração aos corpos transferidos do primeiro cemitério, localizado onde atualmente se encontra a Rodoviária Municipal, para o atual, antes de qualquer processo de reforma, teve início uma minuciosa atualização cadastral e documental interna.

Outra dúvida de Especiato no Requerimento foi sobre quais providências estariam em andamento em relação às famílias cujos túmulos estão abandonados. Barretos respondeu que, “objetivando o respeito para com aqueles que vieram antes de nós e aqui fizeram história, buscando preservar suas memórias e agindo com respeito, uma empresa de georreferenciamento foi contratada pela municipalidade para a informatização dos serviços cemiteriais”.

O trabalho, segundo o Secretário, é realizado em etapas devido à sua complexidade, sendo que na primeira etapa, a empresa realizou o mapeamento aéreo de ambos os cemitérios e, na segunda, foi efetuado o escaneamento dos documentos da Divisão de Velório e Cemitérios.

Barretos informou ainda que na última semana, deu-se início ao registro individual de cada sepultura, com coleta in loco e individual das informações contidas em cada sepultura, e que a próxima fase visa ao cruzamento das informações coletadas in loco com os documentos escaneados, buscando a maior precisão possível para que, posteriormente, seja possível adotar medidas administrativas quanto às sepulturas em estado de abandono.

Por fim, Especiato havia questionado se haveria possibilidade de realização de parcerias para a administração do cemitério, sem onerar os usuários. A resposta de Barretos foi que “a administração municipal não descarta, em momento oportuno, a possibilidade de estabelecer parcerias que contribuam para melhorias na gestão dos cemitérios municipais”, mas que se trata de uma análise criteriosa, a ser devidamente avaliada.

“Aproveitamos a oportunidade para deixar o convite a essa respeitosa Casa de Leis para que conheça de perto o trabalho que tem sido realizado pelos servidores municipais responsáveis pelo setor, bem como o efetivo funcionamento de toda a Divisão de Velório e Cemitérios”, finalizou o Secretário no ofício.

Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51705.