• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Câmara aprova moção de Pesar que homenageia personalidade que deixou sua marca na educação de Jales
03 de junho de 2025


A Câmara Municipal de Jales aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, dia 2 de junho, na 1823ª Sessão Ordinária, a Moção de Pesar nº 22/2025, que homenageia postumamente Roberto Alexander de Oliveira Gonçalves.

No documento, os Vereadores manifestam votos de profundo pesar pelo seu falecimento, ocorrido no dia 27 de abril de 2025. “O senhor Roberto Alexander de Oliveira Gonçalves partiu, deixando um legado de conhecimento, serviço à comunidade e dedicação à história e educação de Jales. Era irmão do Professor Netto, do Coca, do João (residente em Manaus) e da Dona Dinha”, diz inicialmente a propositura.

Nela, também consta que ao longo de sua vida, o homenageado destacou-se como um importante historiador, sociólogo e escritor, sendo autor da obra “A Jales que eu vivi”, “que enriqueceu o acervo cultural de nossa cidade”. “Atuou também como assessor político e foi o visionário fundador do Curso de Psicanálise em Jales, responsável pela formação de diversas turmas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento intelectual e social local”, é detalhado na Moção.

Os Edis acrescentam ainda, no documento, que embora Gonçalves fosse residente em São José dos Campos, “seu coração e suas contribuições permaneceram profundamente ligados a Jales, cidade para a qual foi trazido para seu velório, realizado na Câmara Municipal de Jales, e sepultamento”. “Esta escolha reforça o profundo vínculo que mantinha com nossa terra e o respeito que a comunidade jalesense nutria por ele”, salientam os parlamentares.

Ainda, no documento os Edis afirmam que “a dedicação do senhor Roberto à preservação da história local e ao avanço da educação marcou profundamente a comunidade”. “Ele será lembrado como um grande jalesense, cuja paixão e cujo trabalho incansável deixaram uma marca indelével”, completam os Vereadores.

A ausência do homenageado “será sentida por todos os amigos, ex-alunos, admiradores e por aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua obra e seu empenho pelo progresso de Jales”. “Sua partida deixa uma lacuna significativa no campo intelectual e cultural de nossa cidade”, afirma a Moção.

“Neste momento de dor e consternação, a Câmara Municipal de Jales expressa publicamente suas condolências à família e a amigos, ex-alunos e admiradores, desejando-lhes conforto e serenidade para enfrentarem esta irreparável perda”, finaliza a propositura.

Outros detalhes sobre a Moção de Pesar estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51817.