Os Vereadores da Câmara Municipal de Jales pediram informações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 112/2025, sobre o material comprado para o conserto de pontos da cidade que estão sem a iluminação adequada. O documento foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 9 de junho, na 1824ª Sessão Ordinária da Casa Legislativa.
Na propositura, os parlamentares salientaram a importância da iluminação pública para o município e lembraram que há diversos pontos da cidade sem a iluminação devida, como a Praça “Dr. Euphly Jalles”, o Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi”, a Avenida Engº Euphly Jalles e a rotatória do bairro da Vila União.
Argumentaram também que, em reunião realizada com o Secretário Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Manoel Andreo de Aro, foi dito que o material para conserto desses pontos foi adquirido e que seriam priorizados o Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi” e a rotatória da Vila União.
“Um ponto desses já foi executado, que é o Viaduto ‘Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi’. É algo que de fato vai trazer mais segurança às pessoas”, avaliou o Vereador Luís Especiato (PT) na Sessão Ordinária, mencionando que um dos problemas são os furtos de material e fiação dos locais. “Acho que a solução para pelo menos amenizar esses problemas são as pessoas que irão assumir a Guarda Municipal”, completou.
O Edil Rivelino Rodrigues (PP) acrescentou que a empresa Cantoia Figueiredo é contratada para fazer a reposição das lâmpadas queimadas. “Um detalhe para corroborar com esse Requerimento seria a Secretaria Municipal de Comunicação, na pessoa de Douglas Zílio, fazer um trabalho forte para informar a população do número do telefone da empresa Cantoia Figueiredo, pois há muitas lâmpadas apagadas em pontos distintos da cidade. Precisa ter essa cultura, e a empresa troca em 48 horas ou três dias no máximo”, afirmou.
A Vereadora Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN) retomou a questão da iluminação do Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi”. “O Secretário Manoel me informou de que a iluminação já estava parcialmente restabelecida, faltando apenas a substituição de algumas luminárias apagadas, mas que para se ter 100% das luminárias restabelecidas, depende da empresa Cantoier Figueiredo. E muita gente está fazendo pedido para a empresa, que não está atendendo. Então teremos que tomar uma providência também”, disse a parlamentar.
Por último, o Vereador Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) se manifestou com indignação em relação ao problema. “Acho que a Cantoia está comprando lâmpadas de má qualidade, a famosa ‘lâmpada vagalume’: acaba de colocar, ela pisca, pisca e apaga. Várias pessoas me procuraram, [dizendo que] pedem a ligação [das lâmpadas à empresa] e são atendidas, mas depois de dois dias, falam que apagou de novo. Isso não existe. Foi feita a reunião [da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente] com os Vereadores, e foi linda a reunião na qual falaram que iriam resolver a questão dos pontos escuros em Jales, mas é só ‘gogó’”, lamentou.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51959.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
