• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Vereadora pede informações relacionadas a identificação e tratamento de depressão em alunos da rede municipal de ensino
24 de junho de 2025


Aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 23 de junho, na 1825ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 121/2025, da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), trata da solicitação de informações à Prefeitura sobre a possível existência de programa específico voltado à detecção precoce de casos de depressão entre alunos da rede municipal de ensino, entre outras.

No documento, a parlamentar mencionou o preocupante aumento dos casos de depressão e de suicídio entre crianças e adolescentes, fato que tem sido motivo de alerta por parte de órgãos de saúde pública, instituições educacionais e entidades de proteção à infância e à juventude em todo o país.

Também apontou que o Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente - CIACA, equipamento público municipal que desempenha papel relevante na atenção psicossocial à infância e adolescência, necessita ter sua estrutura, capacidade de atendimento e condições de trabalho amplamente esclarecidas.

“Comecei a receber informações de algumas mães com os filhos com depressão, que sofrem bullying na escola. Sabemos que o suicídio e a depressão não têm hora marcada. São crianças que merecem um cuidado maior por isso. É algo com o qual temos que nos preocupar porque é qualidade de vida, e essas crianças precisam de ajuda. E o CIACA precisa da nossa ajuda. [Quanto à] demanda do CIACA, se não me engano, na semana passada eram 67 atendimentos na fila de espera, na questão do autismo, fora as questões das crianças depressivas e até dependentes químicos”, relatou Villa na Sessão Ordinária.

No Requerimento, a Edil elaborou uma série de questões ao Executivo, abordando, entre outros, tópicos como algum programa de detecção precoce de depressão entre as crianças matriculadas na rede municipal; existência de profissionais com formação técnica especializada para identificação de sinais de depressão e outros transtornos emocionais em crianças; protocolo adotado após identificação de caso de depressão; saúde mental dos profissionais da educação municipal, e infraestrutura do CIACA para atendimento especializado.

Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52174.