A Câmara Municipal de Jales realiza uma Sessão Solene de entrega de “Títulos de Cidadão Jalesense” nesta quinta-feira, dia 17 de julho, a partir das 20h, no Plenário “Presidente Tancredo Neves”, anexo à Casa Legislativa (Rua Seis, 2241, no Centro). O evento é aberto à comunidade.
Na ocasião, serão homenageados os senhores Pedro Laert Pupim, Carlos Toshiro Sakashita, Humberto Parini, Durval Rossafa Rodrigues, Dr. Valdir Cortezzi e Bernardino Mendes de Seixas pelos relevantes serviços prestados ao município de Jales, cada um em sua respectiva área de atuação.
Homenageados
Pedro Laert Pupim
Indicado para receber o Título de Cidadão Jalesense pelo ex-Vereador Vagner Selis, o empresário Pupim nasceu no dia 1º de agosto de 1938, em Itajobi, e se mudou para Jales em 1948. É casado com Conceição Amadeu Pupim e tem três filhos. Dedicou-se a segmentos como a agropecuária e o comércio, fundando os Postos Modelo e Modelinho, o que lhe permitiu acumular respeitável patrimônio.
Foi membro do Rotary Clube de Jales, do Clube do Ipê, do Jales Clube e continua grande colaborador de campanhas para instituições filantrópicas como Santa Casa, Lar dos Velhinhos, APAE, Lar Transitório São Francisco de Assis e, mais recentemente, Hospital de Câncer, hoje Hospital de Amor.
Foi lançado candidato a vice-prefeito em 1976 como companheiro de chapa do senhor José Antônio Caparroz, tendo exercido a Prefeitura nas licenças do titular, sempre com competência.
Pupim será homenageado pelos relevantes serviços prestados ao município no setor empresarial e em reconhecimento à sua grande colaboração para com as instituições assistenciais e filantrópicas.
Carlos Toshiro Sakashita
Já o Vereador Fábio Kazuto Matsumura propôs que o empresário Carlos Toshiro Sakashita recebesse o Título de Cidadão Jalesense. O homenageado nasceu em Rubiácea, no Estado de São Paulo, no dia 4 de outubro de 1962, e em 1964 veio com sua família a Jales.
Em busca de melhores condições de vida, mudou-se para o Japão no ano de 1989, onde trabalhou em uma empresa de construção e solda por quatro anos. Em 1995, casou-se com Márcia Tieme Yamada e tem duas filhas.
Em 1999, adquiriu a empresa de distribuição de cervejas Skol e Antártica em Jales, e em 2004 entrou na participação societária da Empresa Keleck, que produz salgados e comercializa seus produtos em praticamente todo o país.
Em 2005 entrou na atividade de varejo, quando fundou o Supermercado Sakashita. Sempre foi apoiador de diversos eventos sociais, culturais e de interesse social no município de Jales.
Sakashita receberá a honraria pelos relevantes serviços prestados ao município no setor empresarial e em reconhecimento à sua grande colaboração para com as instituições assistenciais e filantrópicas.
Humberto Parini
Parini teve indicação ex-Vereador Ricardo Alexandre Fernandes Gouveia para receber a homenagem. Nasceu no dia 13 de dezembro de 1955, em Lins/SP, onde tornou-se cirurgião dentista em 1978. Em junho do ano seguinte mudou-se para Jales, instalou seu consultório odontológico na Rua Dez e conquistou grande clientela e muitos amigos.
Trabalhou por onze anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales e de Fernandópolis. Em 1985, constituiu família após casar-se com Rosângela Maria Alves de Souza, gerando um casal de filhos.
No ano de 1986, prestou concurso público no Estado de São Paulo e foi aprovado no cargo de agente fiscal de rendas, vindo assumir a nova função em agosto de 1990, cargo que ocupou até setembro de 2013, quando se aposentou.
Entre as atividades políticas, destacam-se: foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Jales; em 1986, disputou eleição majoritária como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Antônio Sanches Cardoso (Rato), sagrando-se vitorioso; em janeiro de 1997, assumiu seu primeiro cargo público eletivo como vice-prefeito, ficando até 31 de dezembro de 2000, e foi eleito prefeito em 2004 e reeleito no ano de 2008.
Parini receberá o Título de Cidadão Jalesense pelos relevantes serviços prestados à cidade, reconhecidamente pela prestação de serviços sociais, comunitários e atividades na área da saúde e educação.
Durval Rossafa Rodrigues
Indicado para receber a honraria pelo Vereador Vanderley Vieira dos Santos, Rodrigues, mais conhecido como Balim, é natural de Nova Granada, nascido em 31 de julho de 1938. Estabeleceu-se com os pais em Jales em agosto de 1953.
Em 1959, Balim e irmãos criaram uma sociedade denominada “Irmãos Rossafa”. Deixaram o sítio dos pais e se mudaram para a cidade, onde iniciaram um comércio, uma máquina de beneficiamento de arroz, e em 1963 compraram uma máquina de beneficiar café.
Expandindo seus negócios e gerando empregos, dedicaram-se à pecuária e adquiriram um comércio de bebidas, a distribuidora Skol. Em 6 de janeiro de 1965, Balim conheceu Cidinha, namorou-a por cinco anos e com ela se casou em 11 de janeiro de 1970. Dessa união nasceram Alziane, casada com Luís Henrique, atual Prefeito de Jales, além de Durval Júnior e Alessandro.
Em 1976, o homenageado lançou sua candidatura a Vereador pela primeira vez, quando foi eleito e posteriormente reeleito para mais dois mandatos, ocupando o cargo por dezesseis anos, até 1992.
Participou ativamente em campanhas de arrecadação de prendas, de leilões para igreja católica, Santa Casa e APAE. No início dos anos oitenta, a Cafeeira Rossafa participava de campeonatos de futsal em toda região noroeste, tornando-se campeã da região três vezes seguidas. Nos anos noventa, Balim foi presidente do Clube Atlético Jalesense - CAJ, que nesse período fez o maior feito da sua história ao alcançar o acesso à terceira divisão do Campeonato Paulista.
Balim será homenageado pelos relevantes serviços prestados ao município de Jales, reconhecidamente pelos serviços sociais, comunitários e atividades na área da política, esportes, cultura e lazer.
Dr. Valdir Cortezzi
Por proposta da ex-Vereadora Ana Carolina Lima Amador, Cortezzi, nascido em São José do Rio Preto em 7 de junho de 1948, será um dos homenageados da noite. Sua formação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e especialização em Neurologia e Neurocirurgia em 1973 evidenciam seu comprometimento com a saúde e o cuidado com os outros.
Trouxe seus conhecimentos e habilidades a Jales em 1979, e desde então dedicou sua carreira à prestação de serviços médicos de excelência, inicialmente na Santa Casa de Jales, como neurocirurgião, e posteriormente como neurologista, deixando uma marca indelével na comunidade pela sua competência e dedicação.
Além disso, sua participação ativa na Loja Maçônica Coronel Balthazar, na presidência do Clube do Ipê de Jales, em cargos na Associação Paulista de Medicina - APM e nos atendimentos voluntários na APAE de Jales e no Centro Espírita União - Vila União, demonstram seu compromisso com o desenvolvimento social e espiritual da cidade. Destaca-se também seu papel no AME Jales, onde contribuiu significativamente como neurologista.
Em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados, não somente na área da medicina, mas também pelo seu engajamento comunitário e seu compromisso com o desenvolvimento social do município, Cortezzi receberá o Título de Cidadão Jalesense.
Bernardino Mendes de Seixas
Indicado pelo ex-Vereador Hilton Alessandro Marques de Oliveira para receber a honraria, Seixas, nascido em Tanabi em 1934, chegou a Jales com os pais e irmãos quinze dias após a fundação da cidade, no dia 3 de maio de 1941.
Em 1946, aos doze anos de idade, foi empregado como balconista da Farmácia Santa Maria, a primeira da cidade. Em 1954, mudou-se para São Paulo, onde se formou como oficial de farmácia e retornou a Jales em 1962, com sua esposa Tereza Lopes Seixas e três dos seus seis filhos.
Foi proprietário de uma farmácia entre os anos de 1985 e 2004. Contribuiu com três livros sobre a história da cidade: “Vila Jales – 1947” (2001), “Jales – precursores e pioneiros” (2003) e “Memórias de Jales – até a instalação da Comarca” (2006), todos de autoria de Genésio Mendes de Seixas.
Seixas será homenageado pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Jales, reconhecidamente como o primeiro balconista de farmácia da então Vila Jales.
Além de acompanhar presencialmente, a comunidade também pode assistir à Sessão Solene na modalidade online pelo endereço eletrônico www.youtube.com/camaramunicipaldejales. Detalhes sobre as Sessões da Câmara estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/sessoes.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
