Câmara é palco das discussões sobre produção rural na região de Jales
28 de novembro de 2005
A discussão dos problemas que envolvem a produção rural na região, como a agricultura familiar, o acesso ao crédito e a questão da queda do preço do leite, provocada pelos laticínios deve ser levada para as esferas estadual e federal, na busca de soluções, para não agravar ainda mais a situação dos pequenos produtores. Foi o que afirmou o prefeito Humberto Parini, durante encontro com produtores, técnicos e entidades do setor, na reunião de segunda-feira, dia 28, nas dependências da Câmara Municipal que contou com a presença da deputada Beth Sahão, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, o presidente da Câmara Gilberto Alexandre de Moraes e vários vereadores.
No encontro com a deputada que teve ainda a participação de nove prefeitos e vários vereadores da região, ficou definido que as reivindicações e sugestões apresentadas, principalmente em relação ao leite e ao Programa Nacional de Agricultura Familiar serão incluídas em um documento para ser levado aos deputados estaduais e federais, senadores, autoridades ligadas à agricultura, ao governador Geraldo Alckmin e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que os problemas sejam solucionados ou pelo menos amenizados, como afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques.
Beth criticou a redução da participação da agricultura no orçamento do Estado para 2006 que caiu de 0,8% para 0,7%, quando, segundo ela, deveria acontecer o inverso, se houvesse mais sensibilidade das autoridades em relação a um setor tão importante como este.
O problema do leite, como afirmou, tem que ser enfrentado de forma diferenciada, junto com outros produtos que passam por dificuldades provocadas pela redução de preços e pela concorrência com a cana-de-açúcar. Mas para isso, é preciso uma ampla mobilização, com apoio da Assembléia Legislativa.
O encontro teve ainda a participação de Osvaldo Ale Júnior, assessor do superintendente do Incra no Estado de São Paulo que falou sobre o Pronaf e a política do Governo Federal para a agricultura. Ele lembrou que esta é uma região importante para a agricultura familiar por ser constituída de pequenas propriedades e por isso está iniciando um trabalho junto aos agricultores para estudar as alternativas para aprimorar o atendimento feito pelo programa.