Por meio do Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, a Prefeitura deu detalhes sobre o desligamento da fonte da Praça “Dr. Euphly Jalles”, em resposta ao Requerimento nº 192/2025, da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos.
No documento, Villa perguntou o motivo pelo qual a fonte encontra-se desligada atualmente. Em ofício, Aro contou que foram identificadas ocorrências de natureza operacional no funcionamento da bomba hidráulica, que têm comprometido o desempenho do sistema, e que as falhas observadas indicam a necessidade de avaliação técnica detalhada, com o objetivo de se diagnosticar as causas específicas do problema e se adotar as medidas corretivas cabíveis. “Ressalta-se que o setor responsável já foi acionado para realizar os devidos testes, inspeções e eventuais intervenções, visando a restabelecer o pleno funcionamento do equipamento e a garantir a continuidade e a eficiência das atividades dependentes de seu uso”, informou.
Outra dúvida da Vereadora no Requerimento foi se existe previsão para o seu religamento e retorno pleno ao funcionamento. A resposta do Secretário foi que a bomba hidráulica foi encaminhada para manutenção corretiva junto ao prestador de serviços especializado, visando ao restabelecimento de sua plena capacidade operacional. “Conforme informação repassada pela empresa responsável, a conclusão dos reparos e a disponibilização do equipamento estão previstas para até o final do mês de outubro. Após o seu retorno, será realizada a reinstalação imediata, com acompanhamento técnico para verificação do desempenho e asseguramento das condições adequadas de funcionamento. Tal procedimento tem por finalidade restabelecer a regularidade das operações e garantir a eficiência dos sistemas que dependem diretamente do referido equipamento”, explicou Aro.
Mais uma questão levantada por Villa foi sobre as medidas que estão sendo adotadas para se garantir a manutenção e a operacionalidade contínua da fonte e, por último, a parlamentar indagou se há projetos ou intervenções previstas para melhorias na infraestrutura da praça, que possam afetar o funcionamento da fonte. Aro respondeu que está em andamento o processo de análise de viabilidade técnica e financeira, bem como a realização de cotações referentes à execução de um novo poço artesiano, com capacidade adequada de fornecimento de volume de água. “O objetivo é otimizar o uso dos equipamentos hidráulicos e elétricos, assegurando-se o funcionamento contínuo e eficiente dos sistemas de abastecimento da fonte, atendimento da parte ornamental, da irrigação dos canteiros e paisagismo”, finalizou o Secretário.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53132.

sábado, 01 de novembro de 2025 
