Por meio dos Secretários Municipal e Adjunto de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, respectivamente Manoel Andreo de Aro e André Hideaki Matsukawa, e do Chefe da Divisão de Drenagem Urbana, Brendon Campos Mendonça, a Prefeitura respondeu ao Requerimento nº 206/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), sobre o projeto de implantação de infraestrutura e pavimentação asfáltica na Avenida Magnólia, no Parque das Flores.
No Requerimento, Moreto perguntou como está o atual andamento do projeto. Em ofício, Aro, Matsukawa e Mendonça disseram que a Pasta já realizou o processo técnico completo, que contempla projeto, orçamento e memoriais, que por sua vez possibilitam a captação de recursos e posteriormente a contratação e execução das obras de infraestrutura.
Mais uma dúvida da Vereadora no Requerimento foi se as obras previstas contemplam a execução de sistema de canalização e drenagem de águas pluviais. Em caso afirmativo, quis saber qual é a dimensão e a abrangência desse serviço. A resposta foi afirmativa, sendo que “os dimensionamentos de capacidade de volume pluviométrico das redes de galerias e dispositivos de captação de águas com bocas de lobo foram devidamente calculados e vinculados no processo técnico completo, para uma possibilidade futura de contratação”.
Moreto também questionou se há previsão para a instalação ou ampliação da iluminação pública no referido local. De acordo com os Secretários e o Chefe da Divisão, o projeto não contempla a implantação de novos sistemas de iluminação pública, “considerando-se a compatibilidade financeira, além de que no local já consta uma rede instalada em pleno funcionamento”.
Por último, a parlamentar indagou, no Requerimento, qual é o prazo estimado para o início e conclusão de cada etapa da obra. Aro, Matsukawa e Mendonça responderam que o processo está em etapa de envio de documentações da empresa contratada, “para que posteriormente esta municipalidade possa emitir a Ordem de Serviço para que assim a obra se inicie”.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53401.

sexta, 30 de janeiro de 2026 
