Os Secretários Municipal e Adjunto de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, respectivamente Manoel Andreo de Aro e André Hideaki Matsukawa, e o Chefe da Divisão de Drenagem Urbana, Brendon Campos Mendonça, responderam ao Requerimento nº 207/2025, das Vereadoras Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) e Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), sobre a inclusão da Rua José Bonifácio de Andrada e Silva, na região próxima ao Córrego do Açude, em um planejamento para receber obras de asfaltamento.
Na propositura, as parlamentares perguntaram se via está inserida em alguma ação nesse sentido. Em ofício, Aro, Matsukawa e Mendonça explicaram que a Rua José Bonifácio de Andrada e Silva encontra-se em condição atual de regularização fundiária, “não estando apta a se adequar com infraestruturas implantadas pelo município”.
Outra dúvida levantada pelas Vereadoras foi se há estudos ou projetos em fase de elaboração para a canalização das águas fluviais naquele trecho. A resposta foi que a área tem projeção futura de projetos e complementação de infraestrutura completa, com pavimentação asfáltica, guias e sarjetas, desde que seja definitivamente regularizada.
Na ocasião da elaboração do Requerimento, Moreto e Miranda haviam indagado qual seria o prazo estimado para a execução dessas obras. De acordo com Aro, Matsukawa e Mendonça no ofício, o prazo estimado “se dá em consonância com o tempo de regularização da área, atrelado ao cronograma municipal de execução, que é dinâmico e estruturado com base em critérios técnicos, operacionais e orçamentários, o que possibilita condicionar as intervenções conforme a disponibilidade de recursos”.
Por fim, Moreto e Miranda questionaram se seria possível, enquanto não ocorrer o asfaltamento e a canalização adequada, a adoção de medidas emergenciais de melhoria da via, como nivelamento, cascalhamento e limpeza, entre outras, de forma a se reduzir os transtornos enfrentados pelos usuários. Os Secretários e o Chefe da Divisão responderam que nesse período em que a área ainda não está regularizada, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano se incumbe de realizar manutenções paliativas periódicas quanto à estabilidade da via.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53402.

sexta, 30 de janeiro de 2026 
