A Analista Comercial da Neoenergia Elektro, Dulcimar Cunha, respondeu ao Requerimento nº 222/2025, do Vereador Luís Especiato (PT), envolvendo questões sobre a capacidade atual da rede elétrica instalada no quadrilátero central, assim como em toda área urbana de Jales.
Na propositura, o Edil perguntou se a empresa possui estudos ou relatórios técnicos atualizados sobre a capacidade atual da rede elétrica instalada no perímetro central da cidade, especialmente no que se refere ao suporte de carga dos transformadores existentes. Antes de responder a indagação, Cunha informou que não há registro de reclamação de tensão em unidades consumidoras citadas por Especiato – uma loja, uma mercearia e quitanda, uma lanchonete e uma residência.
“Diante disso, reforçamos a orientação já transmitida por contato telefônico: solicitamos que os clientes das unidades consumidoras mencionadas registrem a ocorrência de oscilação de tensão sempre que identificarem esse evento. Esse registro é essencial para que nossas equipes possam realizar a medição da tensão e adotar as providências necessárias para garantir a qualidade do fornecimento”, explicou Cunha.
Em seguida, ela respondeu ao primeiro questionamento feito pelo Vereador no Requerimento, dizendo que a Neoenergia Elektro realiza estudos periódicos de capacidade da rede elétrica, monitorando o carregamento dos ativos para garantir que o aumento do consumo não comprometa a qualidade do fornecimento. “Esses estudos integram o Planejamento de Expansão e Reforço da Rede de Distribuição e contemplam: capacidade dos transformadores, considerando carga instalada versus demanda; índice de carregamento por transformador e alimentador, e projeções de crescimento de carga em áreas específicas, como centros urbanos e polos industriais”, detalhou a Analista Comercial, complementando que, para maior assertividade, é fundamental que os consumidores informem corretamente suas cargas à distribuidora e respeitem os limites de segurança das instalações elétricas
Outra questão levantada por Especiato no Requerimento foi se há estudos ou planejamento para a realização de manutenção, substituição ou modernização dos transformadores e demais equipamentos que atendem a região central. Em caso afirmativo, quis saber qual é o cronograma previsto para a execução das melhorias. A resposta foi que a Neoenergia Elektro possui planos periódicos para preservação da rede elétrica, abrangendo inspeções estruturais e manejo de vegetação, além de ações corretivas e preventivas de curto prazo. Cunha informou que o Plano Estrutural envolve inspeção e correção de falhas em postes, cruzetas, cabos, para-raios e demais equipamentos, incluindo detecção de pontos de aquecimento anormais nos troncos dos alimentadores, enquanto o Plano Vegetação abrange inspeção e correção de situações envolvendo vegetação em contato com a rede elétrica, com poda, corte e limpeza de faixa, especialmente em áreas rurais. “Essas ações asseguram a confiabilidade e a segurança do fornecimento”, apontou.
Mais dúvidas do Vereador no Requerimento foram sobre como é realizado o monitoramento diário da tensão fornecida aos estabelecimentos comerciais da área central, e se há registros oficiais sobre quedas recorrentes abaixo dos limites legais. De acordo com Cunha na resposta, o monitoramento da tensão é realizado por meio de estudos técnicos de planejamento. “Não há registros oficiais de quedas recorrentes abaixo dos limites estabelecidos pela legislação vigente”, afirmou.
Especiato indagou também quais providências imediatas a concessionária está adotando para assegurar a estabilidade da rede elétrica e prevenir novos episódios de superaquecimento de fiações, disparos de alarmes e incêndios. Cunha respondeu que a Neoenergia Elektro atua por meio de planos periódicos de preservação da rede, conforme descreveu, e realiza estudos contínuos de planejamento e capacidade elétrica. “Essas análises incluem carregamento de transformadores e projeções de crescimento de carga, orientando ações de reforço e expansão para garantir estabilidade e prevenir ocorrências como superaquecimento, disparos de alarmes e incêndios”, esclareceu.
Ainda, no Requerimento o parlamentar questionou se a empresa dispõe de equipe técnica local para atendimento emergencial em situações de oscilação severa de tensão. Em caso afirmativo, pediu para saber qual é o tempo médio de resposta e quais protocolos são seguidos. A Analista Comercial informou que a Neoenergia Elektro dispõe de equipes técnicas especializadas para atendimento emergencial e programado, “garantindo a continuidade e a confiabilidade do fornecimento”. “Em casos de oscilação severa de tensão, equipes locais atuam de forma rápida e segura, com tempo médio de resposta de 3,77 horas, seguindo protocolos internos que incluem diagnóstico, execução de manobras e restabelecimento das condições adequadas. Esses procedimentos estão alinhados às normas técnicas e diretrizes corporativas. Para acionamento, o cliente deve utilizar os canais oficiais: Aplicativo Neoenergia; WhatsApp (19) 2122-1696; Agência Virtual (site oficial) ou telefone: 0800 701 0102”, orientou Cunha.
Por fim, Especiato solicitou saber quais são as condições atuais, conforme os questionamentos anteriores, com relação à totalidade da área urbana do município. A Neoenergia Elektro, segundo a Analista Comercial na resposta, assegura condições operacionais adequadas para garantir a continuidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica. “A empresa realiza estudos periódicos de capacidade da rede, analisando carregamento de transformadores, projeções de crescimento de carga e pontos críticos. Esses diagnósticos orientam ações de reforço e expansão, garantindo que a infraestrutura elétrica atenda às necessidades atuais e futuras da área urbana, com segurança e qualidade”, completou.
Cunha também solicitou uma reunião com os envolvidos “para melhor compreensão das reclamações e orientações pontuais a respeito”.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53560.

sexta, 30 de janeiro de 2026 
