• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
segunda, 02 de fevereiro de 2026
Câmara de Jales lamenta o falecimento do jornalista Paulo Reis Aruca
02 de março de 2012


Jales perdeu na noite de ontem, dia 1º de março, um de seus maiores e mais respeitados jornalistas: Paulo Reis Aruca, editor chefe do jornal A Tribuna. Paulo tinha 48 anos, era casado com Dilma Aruca e pai de Jéssica e Jermanie.

Jornalista e radialista, atuou nas rádios Jovem Luz, Difusora, Cidade FM (todas em Araçatuba) além dos jornais Jornal da Cidade, Folha da Manhã, Folha da Região e Jornal do Povo. Paulo teve textos publicados no Observatório de Imprensa, Diário lance!, Folha de São Paulo e atuou como free lancer da Agência Estado, IstoE, Veja, Estadão, entre outros.

Atualmente era editor do jornal A Tribuna, em Jales, onde, durante 14 anos, assinou a coluna Enfoque, de bastidores da política local. Paralelo ao rádio e jornal, atuou como DJ desde os 13 anos, nas brincadeiras de quintal dos anos 70, passando pelas principais discotecas e casas noturnas de Araçatuba: Hangar, Café De Repente, Casa das Máquinas, ACEA, Gandaia, Califórnia Dance, La Bamba, Bamboleio, Diana American Bar.

Como ele mesmo descreveu em sua página na rede social Facebook, em casa era Paul, para a Dilma, simplesmente pai, para Jéssica e Jermanie; e Tio Paulinho, para os sobrinhos. Para os amigos de trabalho, é Paulinho; e para os políticos sérios, um cara imparcial; para os malandros, é chato; e para os leitores, é corajaoso. Ele dizia: "Sou simplesmente um apaixonado pelo jornalismo, que escolhi como ofício e graças ao qual sou o pouco que sou. Não aceito prostituição profissional e pronto!"

De música, além de rabiscar versos quase sempre inspirados por sua musa Dilma, gosta de samba de qualidade, não de pagode fru-fru rebolativo, mas viaja também pelo funk genuíno, blues, jazz e todo tipo de black melody, em especial aos grandes nomes do soul. Vai de Martinho da Vila a Ray Charles, passando por Chacka Khan, Angie Stone, Earth, Wiind & Fire, Kool & The Gang, Barkays, Barry White... a Tereza Cristina, Casuarina, Arlindo Cruz, Quinteto, Djavan.

O presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto, em nome da Casa, lamentou a triste notícia e comentou: "Aruca era um grande profissional, que buscava a imparcialidade e que contribuiu de maneira grandiosa para a cidade de Jales com suas matérias investigativas e o seu ponto de vista na coluna Enfoque. Jales perde um exemplo de ética, profissionalismo, credibilidade e competência. Jales perde um grande profissional, um grande homem".