Câmara terá Sessão Solene para entrega de Medalhas XV de Abril na próxima terça-feira, dia 10
03 de abril de 2012
Está marcada para as 20 horas da próxima terça-feira, dia 10 de abril, a Sessão Solene de entrega das Medalhas XV de Abril que será realizada no Plenário Tancredo Neves da Câmara Municipal de Jales. A Medalha XV de Abril foi instituída pela Resolução nº03/95, de 25 de abril de 1995, originada de um Projeto de Resolução de autoria do vereador Ari Dalton Martins Moreira e é uma honraria destinada a quem se distingue por atos de coragem, altruísmo, notável sucesso profissional ou relevantes serviços prestados ao município.
Receberão a homenagem na terça-feira, Irlâine Regina Lopes Prado, Moisés Landim de Souza, Edson Antônio da Silva, Edivaldo Francisco de Paula, Olinto Ridolfo e Nilton Mário Pavan Alves.
Segundo o vereador proponente, Claudir Aranda, os homenageados Moisés Landim de Souza, Edson Antônio da Silva e Edivaldo Francisco de Paula, merecem a honraria em reconhecimento ao indiscutível sucesso profissional, no que se refere à autoria da letra, música, arranjo e harmonia do Hino Municipal de Jales. Os três foram vencedores de um concurso realizado pela Prefeitura Municipal para a escolha do melhor hino para o município, que representa a identidade do povo, desde a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os costumes e tradições da cidade. Vale ressaltar que a vereadora Aracy de Oliveira Murari Cardozo, a Tatinha, apresentou a Emenda Modificativa nº 39/2011, concedendo a Medalha XV de Abril também à professora Irlâine Regina Lopes Prado. "A presente Emenda visa fazer justiça e conceder a senhora Irlâine Lopes Prado, a Medalha XV de Abril, notadamente em reconhecimento pela criação da partitura do Hino de Jales. De acordo com relatos, principalmente do maestro da Corporação Musical de Jales, Edivaldo Francisco de Paula, o arranjo do Hino não poderia ter sido concebido sem sua respectiva partitura", destacou a vereadora Tatinha em sua justificativa.
O vereador Osmar Pereira de Rezende, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2010 propôs a entrega da Medalha XV de Abril ao Senhor Olinto Ridolfo, em função de sua atuação para a instalação das primeiras emissoras de rádio no município. Olinto, nascido em 1934, é o primogênito do casal Edith e Edílio Ridolfo. Ele mudou-se para Jales aos 10 anos e, mais tarde, quando cursava a faculdade de Direito em São Paulo, fundou, na companhia do pai, a Rádio Cultura de Jales. Eles também foram responsáveis pela fundação da Rádio Assunção de Jales, além das rádios Educadora e Dinâmica, em Fernandópolis e Santa Fé do Sul, respectivamente. "Olinto teve a idéia de instalar uma emissora na cidade e, no final dos anos 50, com o auxílio do então deputado Ulysses Guimarães, de Osório e de Edmundo Monteiro, dos Diários Associados, conseguiu a concessão para a rádio Cultura, registrada no dia 10 de abril de 1959 e inaugurada em 1960", justificou Osmar.
A entrega da Medalha XV de Abril a Nilton Mário Pavan Alves, também foi proposta pelo vereador Claudir Aranda. Para ele, Pavan prestou relevantes serviços ao município na área do esporte. O homenageado foi presidente da Comissão Central dos Esportes de Jales, diretor do Departamento Municipal de Esportes de Jales, Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, chefe de gabinete do então prefeito José Carlos Guisso, diretor de esportes de Araçatuba, além de ter exercido diversos outros cargos. Nilton Mário Pavan Alves foi ganhador do troféu "Índio de Ouro", da extinta TV Tupi, como melhor dirigente esportivo do interior paulista; recebeu o troféu Governador do Estado, como melhor dirigente esportivo do interior e o Troféu Futsal, como melhor esportista do Estado, durante 12 anos consecutivos. "É uma honra poder ter indicado a Medalha XV de Abril a essa pessoa que foi, indiscutivelmente, um dos maiores destaques no esporte da história de nossa cidade", finalizou o vereador Claudir.

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
