Presidente da Câmara participa da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
16 de maio de 2012
O vereador Luiz Henrique Viotto, o Macetão, participou na terça-feira, dia 15 de maio, da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado na sede da Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales - ADERJ.
O evento que contou com a presença de dezenas de participantes representando diversos segmentos da sociedade, teve a mesa de honra formada pelo membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Anísio Martins Ferreira Filho, secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Cláudia Moreira Bardelotti, presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto, secretário de Administração, José Shimomura e pelo promotor de justiça, Dr. André Luiz de Souza.
Após o café da manhã servido na área de lazer da instituição, os convidados se dirigiram para o salão de festas e participaram da abertura do evento com a execução do Hino Nacional e leitura do Regimento Interno. Em seguida, o promotor Dr. André ministrou uma palestra focando o tema principal da conferência: "O olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios".
"Essa conferência é realizada de dois em dois anos e, nada melhor do que nós, que moramos no município e conhecemos de perto os problemas, para tentarmos implantar políticas públicas que dêem melhores condições de vida às pessoas portadoras de necessidades especiais, que merecem, inclusive, qualidade de vida como a nossa", disse o promotor ao iniciar sua palestra. Segundo Dr. André, alguns temas, como a acessibilidade, precisam ser discutidos e tratados com a sociedade que vai saber opinar e criticar quando for necessário. "Se a gente não identifica nossas fragilidades, não temos como cobrar ações eficientes do poder público. E isso tudo é garantido pelas conferências, daí a importância de um evento como esse".
Organização de idéias e a sugestão de alternativas pertinentes foram enfatizadas pelo promotor durante quase toda a palestra. "Estamos lutando pela mesma causa. Será que nossos ônibus têm plataformas de acesso para o portador de necessidades especiais, ou vamos continuar dependendo da boa vontade de passageiros que estendam suas mãos toda vez que um portador de deficiência necessitar utilizar o transporte público? Precisamos cobrar, mas precisamos também estabelecer dentro das conferências, como cada atividade será colocada em prática".
O promotor falou ainda sobre a questão de descentralização da saúde, obrigações do Estado e do Município, aquisição de órteses e próteses, entre outros assuntos. "Direito de locomoção é um direito garantido em Constituição, portanto, precisamos oferecer aos portadores de necessidades especiais o direito ao movimento e à locomoção. Precisamos, urgentemente, discutir isso em conferência".
Para finalizar a primeira parte da Conferência, o presidente da Câmara falou sobre a importância do evento. "Precisamos mesmo elaborar políticas públicas para os portadores de necessidades especiais se locomoverem de forma digna e sem obstáculos, além de enfrentar o preconceito e a discriminação", disse Viotto.
Ainda no período da manhã, os participantes se dividiram em grupos de trabalho e discutiram idéias para serem apresentadas na Plenária. Antes do encerramento do evento, já no período da tarde, aconteceu a escolha dos quatro Delegados que representarão o município na Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no final do mês, em São José do Rio Preto.

terça, 03 de fevereiro de 2026 
