• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 03 de fevereiro de 2026
Câmara de Jales já utiliza sistema de arquivo deslizante para armazenamento de documentos
23 de julho de 2012


Desde o dia 19 de julho, está em uso pela Câmara Municipal de Jales, o sistema de arquivo deslizante adquirido pela Casa no início do mês de junho. O conjunto é formado por três módulos, um duplo e dois unitários, com 48 prateleiras, confeccionados em chapas de aço com pintura eletrostática epóxi pó e possui movimentação mecânica sobre trilhos, acionados por manivelas.
Ao custo de R$ 54.900,00, o sistema de arquivo foi comprado da empresa EBGI File System LTDA, de Tabapuã-SP, que venceu a licitação na modalidade convite. O interior do equipamento é multifuncional, com diversas opções de uso.
A necessidade da aquisição do equipamento deslizante justifica-se nos arquivos, formado por documentos considerados acervos históricos, tais como processos legislativos, proposituras apresentadas pelos vereadores, entre outros, acumulados ao longo de toda a existência do Legislativo jalesense. Antes, todo o material ficava acondicionado em local suscetível a intempéries climáticas, poeira, fungos, umidade, o que contribuia para sua degradação.
As caixas de papelão que armazenavam os documentos também foram substituídas por novas mais resistentes e acopladas nas prateleiras. O arquivo da Câmara Municipal está disponível para consulta pública e, quando um munícipe necessitar realizar uma pesquisa, a Casa dará o apoio necessário.
De acordo com o presidente da Câmara, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, a instalação do arquivo deslizante é uma forma de contribuição para a preservação da história do município e também do Legislativo. "Fizemos isso como forma de preservar o passado, a história de nossa cidade, pensando naqueles que, futuramente, poderão consultar de forma rápida e eficiente, nossos arquivos", finalizou.