• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 03 de fevereiro de 2026
Site da Câmara disponibiliza acessibilidade a portadores de necessidades visuais
28 de setembro de 2012


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 640 mil brasileiros são cegos. Desses, 3 mil têm acesso ao computador e a internet. O maior problema enfrentado por essas pessoas é a dificuldade em obter informações apresentadas visualmente e navegar por meio do teclado. O problema acontece porque a grande maioria das páginas na rede mundial de computadores não é adaptada para o uso de programas de leitura de tela, que transformam em voz os textos publicados na rede.
Pensando nisso, o presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, propôs o Ato nº 07, de 17 de setembro de 2012, que disponibiliza no site oficial do Poder Legislativo, acessibilidade sonora ao Expediente e à Ordem do Dia das Sessões Camarárias, para cidadãos portadores de necessidades especiais. "O Decreto Federal 5296/2004, já estabelece a obrigatoriedade de acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na internet para uso de pessoas com necessidades especiais, garantindo a eles o pleno acesso aos conteúdos", justificou.
Para o presidente, o Ato proporcionará aos portadores de deficiência visual acompanhar o trabalho desenvolvido por seus representantes na Câmara Municipal, bem como a pauta de todas as Sessões Ordinárias e Extraordinárias.
Caberá à Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Casa providenciar as narrações, áudio e a atualização do conteúdo que será disponibilizado no endereço eletrônico www.camaradejales.sp.gov.br. "A Câmara sempre teve uma preocupação especial com a acessibilidade para as pessoas que possuem necessidades especiais. Logo, as páginas de nosso site serão, integralmente, adaptadas para acesso desses cidadãos", explicou o presidente da Câmara Municipal de Jales.