Riva Rodrigues recebe integrantes da CIPA para reunião na Câmara Municipal
13 de dezembro de 2012
O vereador Rivelino Rodrigues recebeu na manhã dessa quinta-feira, dia 13 de dezembro, o presidente, Nilton Alves de Carvalho, os técnicos de Segurança de Trabalho, Vinícius Menegotto das Neves e Anderson Fernando F. de Carvalho, além de outros quatro integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CIPA - para discutirem sobre a Indicação 243/2012 apresentada pelo vereador.
No documento, Riva solicitou do Poder Executivo, providências para que o transporte dos servidores públicos municipais que exercem funções externas seja realizado com adequada segurança, objetivando a redução do número de acidentes na cidade. "Apresentei a indicação considerando que atualmente é comum nos depararmos com o transporte irregular de alguns servidores do município, os quais são transportados em carrocerias de caminhões e tratores. O fato é público e notório, uma vez que o assunto foi objeto de notícias em veículos de comunicação da região".
Em resposta ao documento, os representantes da CIPA apresentaram o Ofício nº 009/2012, informando que desde 2009 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e, posteriormente, o Serviço de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal vem informando aos secretários e ao prefeito Humberto Parini sobre as irregularidades no transporte de servidores públicos, bem como enviando relatórios para adequações, melhorias e apontamentos para que, efetivamente, o problema seja solucionado.
"A CIPA e o Serviço de Segurança do Trabalho da PM de Jales identificaram o problema, fazendo os apontamentos das situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos servidores e enviou diversos relatórios técnicos com indicações de adequações com base nas Normas Regulamentadoras do MTB, aos secretários e ao prefeito municipal, para que eles realizassem estudos de viabilidade das adequações, uma vez que eles são os gestores e conhecem a realidade de cada um dos setores. A implantação das melhorias implica em custo para a Administração que precisam estar previstas em orçamentos", relata trecho do Ofício assinado por Nilton Alves de Carvalho, Vinícius das Neves e Anderson de Carvalho.
Os integrantes da CIPA ressaltaram que foi nesse governo que o assunto tomou forma legal e que providências estão sendo tomadas, muito embora não na velocidade ideal para solucioná-lo. Eles apresentaram durante a reunião com o vereador Riva Rodrigues, um rol de documentos enviados à Prefeitura do Município de Jales, solicitando a tomada de decisões, porém, parte delas ainda aguarda por resolução.

terça, 03 de fevereiro de 2026 
